Nos últimos dias o sistema informático do Centro de Saúde de Cinfães tem estado inoperacional, o que cria uma situação caótica: não funciona a marcação electrónica de consultas, não é possível aos médicos registar a situação clínica dos pacientes, não é possível passar as receitas e credenciais médicas.
O problema é particularmente grave relativamente a doentes idosos e crónicos que dependem de medicação e tratamentos indispensáveis, como a administração de oxigénio, cujo fornecimento depende da emissão de credenciais médicas.
Os serviços administrativos do Centro de Saúde confirmam o colapso do sistema mas afirmam ignorar a causa do problema.
É inadmissível que esta situação se prolongue, como já acontece, ao longo de quase uma semana.
Este caso lamentável, que está a colocar em perigo a vida de pessoas é, ele mesmo, o resultado dos ataques ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) desferidos por sucessivos governos do PS, PSD e CDS, com o objectivo de transferir a prestação de cuidados realizados no SNS para o sector privado, em prejuízo das populações mais carenciadas e isoladas. O caminho não pode ser o encerramento de Extensões de Saúde nas Freguesias, como em Tendais e a degradação do atendimento.
É necessário dotar o SNS dos meios humanos, financeiros, técnicos e logísticos necessários ao seu eficaz funcionamento. É necessário o investimento nos cuidados de saúde primários, com o objectivo de dotar todos os utentes do seu médico e enfermeiro de família.
O PCP de Cinfães reclama das entidades responsáveis o pronto esclarecimento da situação e medidas urgentes que ponham fim aos graves transtornos que este colapso informático acarreta para os doentes e suas famílias.