Nestes últimos dias, algumas pessoas organizaram-se e agruparam-se para saírem à rua e para assim manterem uma tradição já centenária na freguesia da penajóia, ou seja, “ o cantar os reis”.
Penajóia como também não é exceção à regra, também participou nesta bela e simbólica tradição, na qual alguns penajoienses se reuniram, formando vários grupos musicais, sendo esses distribuídos pelos vários povos e lugares da freguesia. Esses penajoienses seguiram por esses caminhos fora tocando e cantando os reis, encantando de porta em porta as pessoas que se encontravam no aconchego do seu lar a aguardar por este belo momento.
Consoante os grupos de cantares iam chegando a casa habitação, as portas abriam-se com um sorriso, sendo recebidas com carinho e bastante agrado.
Foi assim que Penajóia viveu de forma intensa e acarinhada estes dias de Cantar dos Reis, onde a dedicação de muitos penajoienses permitiu manter bem viva e assente esta bonita tradição inerente à fé cristã, onde se festeja um dos momentos mais simbólicos para todos nós, ou seja, o nascimento do Menino Jesus.