Após uma interpretação memorável de partituras de co Concerto de Ano NovoFrancisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, entregou aquela distinção a Mário Sousa, destacou que a Medalha de Ouro pretende reconhecer “a qualidade artística e musical, demonstrada pela instituição hoje homenageada ao longo da sua existência”.
Na componente formativa e paralela à Filarmónica de Magueija, funciona na sua sede a escola de música da Banda. Este ano, conta com 26 alunos e seis professores que ensinam e incentivam o gosto pela música, preenchem os tempos livres dos jovens e contribuem para a renovação contínua da Filarmónica. Apresenta um reportório vasto e variado: fanfarras, aberturas, rapsódias, números a solo, polkas, arranjo de números ligeiros, portugueses e estrangeiros. Muitos jovens formados enveredam depois profissionalmente pela vida musical.
A mais alta distinção outorgada pelo Município de Lamego já reconheceu, entre outras personalidades e instituições, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Miguel Torga, Fernando Monteiro Amaral, D. Ximenes Belo e José Manuel Durão Barroso.