Neste sentido, a Câmara Municipal - no âmbito do seu Plano de Educação Ambiental - lançou um desafio à empresa Sarah Trading, Lda, que actualmente tem uma parceria com a Autarquia para a recolha e gestão dos resíduos têxteis ao longo do Concelho.
Desafio esse que tem como objectivo informar, sensibilizar e consciencializar a população e em especial as camadas mais jovens para os benefícios da prevenção, redução, reutilização e reciclagem de resíduos, envolvendo desta forma as comunidades educativas e estimulando o espírito de cidadania.
Assim, nasceu o projecto “A Sarah vai à escola!”, uma atividade de sensibilização ambiental direcionada para as 40 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho do Marco de Canaveses, e que reforça a importância para a prática corrente da reciclagem têxtil.
A Câmara Municipal conjuntamente com a empresa Sarah Trading, Lda vai promover um conjunto de acções a realizar ao longo do presente ano lectivo e que vão envolver toda a comunidade escolar, nomeadamente os 2309 alunos que frequentam as escolas do 1º Ciclo Básico.
Descrição do projecto:
Público-Alvo
- Jovens entre o 1.º e o 6.º ano de escolaridade (público-alvo principal);
- Docentes que acompanham o público-alvo principal.
Atividades a Realizar
As atividades realizadas no âmbito do projeto são geralmente estruturadas em duas fases:
- Na Fase 1, a abordagem teórica será realizada no formato de conto, com uma componente interventiva (duração aproximada de 20 minutos);
- Na Fase 2, será realizada uma de duas atividades possíveis, com duração aproximada de 20 minutos:
• “Juntos fazemos lacinhos!” – reaproveitamento de pedaços de tecido provenientes das indústrias de confeções para fazer pequenos laços;
• “Juntos colamos trapinhos!” - reaproveitamento de pedaços de tecido provenientes das indústrias de confeções para preencher uma tela com um desenho previamente definido.