Nesta história, o escritor entra dentro do livro e transforma-se a si próprio em personagem, lançando questões importantes até sobre a sua capacidade de escrita. Saramago conta a história de um menino que, cansado de brincar sempre nos mesmos locais da sua aldeia, decide um dia ir mais além, para lá do rio, subindo a encosta. No alto descobre, então, uma flor, murcha, caída e a precisar de ser salva. O menino inicia uma missão de salvamento, fechando as mãos em concha e indo e vindo entre o rio e a encosta para, pingo a pingo, regar a pequena flor. De murcha e caída, a flor passa a grande e colorida, servindo até de sombra para o menino, estafado, adormecer.
O livro “A maior flor do mundo” tem ainda ilustrações originais, criadas por João Caetano. O ilustrador, de origem moçambicana, recebeu em 2001 o Prémio Nacional de Ilustração pelo seu trabalho neste livro infantil escrito por Saramago.
No final da leitura do conto, decorrerá ainda a “Oficina de Encantos”, um atelier que aborda a temática do livro do mês. As sessões terão lugar na Biblioteca Municipal, às 10h30 e às 14h30.
A participação é gratuita e requer inscrição.
Para participar na “Hora do Conto e Oficina de Encantos”, os interessados devem contactar a Biblioteca Municipal através dos seguintes contactos:
T. 255 538 800
E-mail: biblioteca@cm-marco-canaveses.pt