O sucesso do evento, que vai já na sua vigésima oitava edição, em muito se deve à fiel participação dos grupos de cantares, associações e colectividades, muitos dos quais têm marcado presença desde o primeiro encontro, em 1987. Este ano não foi excepção e, durante dois dias, muitas foram as famílias marcoenses que encheram por completo o Salão dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses para assistir a este magnífico convívio pleno de alegria e muita música.
O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, desejou a todos os presentes votos de um Bom Ano, agradecendo ainda a participação neste 28º Encontro de Cantadores de Janeiras.
«Gostaria de realçar, mais uma vez, a excelente adesão conseguida, e que permite dar continuidade a esta tradição secular de cantar as Janeiras. Obrigada pela vossa colaboração espontânea e totalmente gratuita, e por isso, agradeço mais uma vez o vosso entusiasmo e apoio à nossa terra, à cultura e às boas causas. É fundamental ter bem presente e transmitir às novas gerações, os nossos valores culturais patentes na beleza dos trajes regionais, dos cantares populares e dos instrumentos tradicionais que aqui partilharam. Só desta forma é possível preservar um espírito de fraternidade e solidariedade que nos ajuda a lutar por um Marco mais unido, mais positivo e melhor», notou.
No final de cada actuação, os grupos receberam o respectivo certificado de participação.