Uma intervenção importante e alargada «que pretende dotar a escola de melhores condições de conforto e de funcionamento», sendo que a obra terá três níveis de intervenção, designadamente «a requalificação ao nível do exterior de todo o edifício escolar; a ampliação do edifício, para o dotar de um espaço de refeitório e consequentes adaptações dos espaços contíguos e ao nível do espaço exterior (recreio)», explicou o Edil Marcoense.
Propõe-se assim que o edifício existente seja totalmente requalificado, mantendo as 6 salas aulas de aula existentes e que acolhem os 130 alunos que ali realizam o seu percurso académico.
Para além disso, será ainda criado um novo espaço (ampliando-se o edifício para o espaço do recreio coberto), com requalificação da cozinha, arrecadações contiguas, criação da sala de refeições e sala dos professores. A obra prevê também a construção de um bloco de sanitários em que uma parte será destinada aos alunos e a outra destinada ao corpo docente, existindo ainda um espaço de vestiário para o pessoal auxiliar.
Estando a biblioteca a funcionar conjuntamente com o espaço da sala dos professores, propõe-se a sua transferência para o espaço amplo e designado como sala de trabalhos, organizando-se o mesmo em duas zonas: biblioteca e sala de apoio.
No exterior será efectuado um alargamento do espaço com o recuo da entrada, possibilitando assim uma zona de estar e de espera no acesso ao edifício Escolar.
Tendo o recreio coberto sido ocupado com a ampliação, propõe-se que este passe a ser agora no campo de ténis existente, garantindo-se ao mesmo a sua funcionalidade como campo de jogos.
Com uma área bruta de construção de 1.075,16m2, o processo construtivo passa pela requalificação e ampliação da Escola EB1 da Picota. «A obra foi adjudicada pelo valor de cerca de 300 mil euros, estando a sua conclusão prevista para final do mês de Junho, para que este novo equipamento possa funcionar em pleno, no próximo ano lectivo de 2015/2016», concluiu o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira.