Na sessão de abertura, Garcez Trindade, destacou que a CIM do Tâmega e Sousa vai dotar os municípios do seu território com ferramentas absolutamente úteis e necessárias para a sua coesão económica, social e territorial. Referiu que o Balcão do Empreendedor, que irá funcionar na Câmara Municipal, será constituído por uma rede de parceiros especialistas na matéria disponíveis para ajudar os munícipes no sentido de materializarem as suas ideias. Ideias que se pretendem criativas e inovadoras que gerem emprego e que possam promover o desenvolvimento económico da região”. Em relação ao prémio “Tâmega e Sousa Empreendedor” adiantou que foi criado para divulgar a iniciativa do Balcão do Empreendedor e premiar as melhores ideias, não só através da atribuição de um prémio pecuniário, mas também com a divulgação na comunicação social que irá trazer projeção e notoriedade às melhores ideias concretizadas.
A apresentação esteve a cargo do Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, que explicou que a rede pretende potenciar a criação de novas ideias, negócios inovadores e promover o dinamismo empresarial, tendo em vista a criação de valor para a região, apostando nas pessoas, na inovação e no capital. Referiu, também, a existência de uma estratégia delineada que assenta em três pontos essenciais: a coesão social e intermunicipal, a qualidade ambiental e o dinamismo económico.
O “Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor” foi apresentado pelo docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, João Calejo. Co financiado pelo ON.2 - O Novo Norte, este concurso visa captar novas ideias de negócio, premiar os melhores projetos empresariais e, acima de tudo, corroborar o estímulo ao empreendedorismo no território - objetivo basilar de todo o projeto. As candidaturas ao prémio decorrerão entre 15 de janeiro e 31 de março, sendo quatro as categorias a concurso: Ideias Inovadoras e Criativas, Novas Empresas Inovadoras, Empresas Dinâmicas e a Categoria Criativa (fotografia). Para participar, os interessados deverão aceder à página web http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt/.
Com o objetivo de promover o planeamento e a gestão estratégica de desenvolvimento económico, social e ambiental do território, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa assinou, no dia 14 de janeiro de 2015, protocolos de cooperação com vários parceiros, que permitirão criar uma rede de apoio a todo o tecido económico da região, com postos de atendimento em todos os concelhos. Deste modo, criando um ambiente favorável às iniciativas empreendedoras, a CIM Tâmega e Sousa assume o propósito de contribuir para uma política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial mais sustentável e que estimulará o crescimento e a criação de emprego nos próximos anos na região.