Os jovens premiados, Nélson Soares, Ricardo Bessa e Sérgio Oliveira, estudantes do curso de Arquitetura Paisagista da UTAD, prepararam originalmente um projeto para a participação no concurso público de ideias para estudantes "Seoul Urban Design 2013", na Coreia do Sul. O desafio era a requalificação de uma zona de autoestrada no centro da cidade de Seul e visava a sua devolução como espaço público.
Na proposta do grupo, foi seguida uma estratégia de regeneração urbana através da implementação de um corredor verde articulado com o tecido urbano envolvente, até então segregado. Inclui o projeto de áreas residenciais, um complexo de distribuição, o parque linear, diferentes tipologias de corredores verdes, hortas urbanas, jardins de proximidade, pomares, estruturas, praças, entre outras.
O conceito "Slow Down Seoul" envolve a invocação dos cinco elementos no Parque Linear Wu Xing, mas centra-se sobretudo na procura por uma vida mais desacelerada, como oposição ao denso e intenso ritmo da cidade. O trabalho reflete a abordagem do arquiteto paisagista ao nível do planeamento e projeto do espaço urbano.
Este prémio é promovido pelo Jornal Arquiteturas e pela Vibeiras, e conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.