A prestação de contas dividiu-se em três sessões: às 10h00 horas, na sede da junta de Tresouras, às 11h30m na sede da junta de Loivos da Ribeira e às 15h30m no edifício da junta de Viariz.
A acompanhar o presidente da Câmara Municipal de Baião estiveram o vice-presidente da autarquia, Paulo Pereira, os autarcas das freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, André Santos e de Viariz, António Magalhães, bem como técnicos da autarquia.
Apesar do frio que se fez sentir nesse dia, é de salientar a participação atenta e participativa de muitos cidadãos, em todas as sessões houve diálogo entre José Luís Carneiro e os munícipes.
PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PARA 2015
Segundo o Edil baionense a autarquia vai continuar a investir na Educação, “ previmos investir um total de 1.122 mil euros, dos quais, 321 mil euros com as refeições escolares, 738 mil euros com o transporte escolar e 18 mil euros para a transferência para os agrupamentos escolares destinados ao aquecimento, ao expediente e limpeza e para apoiar os planos de atividades”.
Ao nível da saúde, o autarca destacou “ o investimento no apoio à fixação de médicos, através de arrendamento das habitações no montante de 14 mil euros”.
De salientar que este executivo já investiu na atração e fixação de médicos para o concelho bem como na unidade móvel de saúde o montante de 225 mil euros.
No sector das acessibilidades, mobilidade e acesso a bens e serviços públicos essenciais a autarquia prevê um investimento de cerca de 1.400 mil euros.
José Luís Carneiro referiu também que “ 408 mil euros são para as Juntas de Freguesia, através do acordo de execução”.
“Pretendemos continuar com a qualificação dos Centros Cívicos, nas freguesias de Frende, do Grilo, de Loivos da Ribeira e de Santa Leocádia e Mesquinhata, assim como a construção de Centros Comunitários em Tresouras, Teixeira, Gôve e Míguas e a conclusão do Centro Comunitário de Viariz”, explicou José Luís Carneiro.
O autarca deteve-se ainda no valor das iniciativas de combate ao isolamento dos idosos, como por exemplo os passeios lúdico-educativos (22.500,00), e festa de Natal dos idosos (13.000,00), e disse ainda que, em 2015 a autarquia lançará o programa “Viver Baião”, programa este que tem como objetivo um passeio convívio de munícipes residentes no concelho de Baião com 60 ou mais anos de idade que lhes permita contactar com o património cultural, histórico e social do concelho de Baião.
PRESTAÇÃO DE CONTAS E APRESENTAÇÃO DE PRIORIDADES
Coube ao vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, apresentar as de contas relativas aos mandatos anteriores, assim como as prioridades definidas para um plano plurianual de investimentos relativos ao mandato 2013-2017.
No decorrer das apresentações, Paulo Pereira, relembrou aos presentes algumas das obras mais importantes já executadas ou em execução em cada uma das freguesias, bem como todas as que estão previstas e acordadas com os respetivos Presidentes de Junta.
Para a freguesia de Tresouras, destacou a criação do Centro Comunitário, na antiga Escola Primária, e a execução do Centro Cívico.
Relativamente à freguesia de Loivos da Ribeira, para além de outras medidas, evidenciou a construção do Centro Cívico e a qualificação da zona envolvente ao Rio Teixeira em Arufe.
No que diz respeito à freguesia de Viariz, o autarca, salientou a qualificação do espaço envolvente à Igreja Paroquial, bem como a criação de um Polidesportivo de ar-livre na envolvente ao futuro Centro Comunitário.
OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE
A finalizar as sessões o executivo da Câmara Municipal de Baião deu a conhecer o novo Plano Director Municipal de Baião, prestou informações sobre a situação do Tribunal Judicial de Baião, das Finanças e do centro de Saúde.
Foi abordada também a temática da consolidação ou não da agregação das freguesias.