Esta visita resultou de vários contactos desenvolvidos entre a Confraria de Baião em Porto Alegre e o Gabinete de Apoio ao Emigrante do Município de Baião.
Para o edil baionense, “César Miranda, é um verdadeiro embaixador de Baião no Brasil, pela ação permanente e entusiástica que ali tem desenvolvido, divulgando o nosso património e realizando eventos alusivos ao concelho de Baião.”
César Miranda antes da deslocação aos Paços do Concelho teve a oportunidade de conhecer o espólio de Eça de Queiroz, na visita que realizou à fundação, em Santa Cruz do Douro.
Recorde-se que este cidadão representa também a segunda geração de baionenses, filho de uma conhecida família do Gôve, que faz questão em insistir na sua condição de “nacionalidade portuguesa” e cidadão de Baião.
César Miranda é Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Professor, foi diretor do Instituto Cultural Português, Presidente da Casa de Portugal de Porto Alegre, jornalista, autor de vários livros, incluindo uma publicação referente à gastronomia “à moda de Baião”.