Durante a cerimónia, foi-lhe ainda atribuída a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, uma das mais importantes distinções do regulamento municipal de condecorações. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, recorda que “foi testemunha da firmeza e do empenho das convicções” da homenageada, manifestadas, por exemplo, durante o processo de criação da Universidade Sénior.
Depois de ter distinguido o professor Fernando Marado na última edição, a autarquia atribuiu este ano o Prémio de Mérito Cultural a esta professora aposentada, cuja personalidade ultrapassa em muito a sua atividade enquanto educadora e pedagoga. Notabilizou-se enquanto “declamadora insigne, tradutora de poesia, letrista, atriz, encenadora, nunca tendo abandonado a docência que ainda exerce com competência e altruísmo na Universidade Sénior de Lamego, que ajudou a fundar”. A comissão encarregada de escolher a personalidade premiada teve ainda em atenção que a homenageada leva para fora de Lamego a “imagem fidalga das suas gentes e as suas ancestrais raízes”.
A primeira parte da “Noite de Gala” de celebração do sétimo aniversário do TRC foi animada pela atuação do TRanÇa, um projeto de dança criado no seio desta sala de espetáculos. No discurso que proferiu, Francisco Lopes enfatizou que reabilitar o TRC significou voltar a ter nesta cidade, após muitos anos de interregno, “uma grande dinâmica cultural e dar a possibilidade das pessoas que criam, escrevem, pintam ou esculpem, dos que cooperem ou dançam, possam subir a este palco”. “Temos agora uma vasta oferta cultural - teatro, cinema, música e dança. Temos criação artística, com o TAL- Teatro Artístico de Lamego, o TRanÇa, a presença das nossas escolas, das bandas filarmónicas, da Academia de Música, da Escola de Bailado e de muitos outros parceiros que merecem ser referenciados”, acrescenta.
Sete anos depois de ter reaberto as suas portas, o Teatro Ribeiro Conceição já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência na programação e no serviço público que presta a bem da cultura. Por aqui continuam a passar os mais prestigiados artistas e companhias nacionais e internacionais. Em 2014, e pelo quinto ano consecutivo, conseguiu atrair e envolver mais de 45 mil pessoas.