“Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”. A citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações desde que o mundo é mundo.
A dança liberta a alma, torna-nos leves e é um escape para tudo o que nos atormenta. A dança muda a vida das crianças, jovens, adultos e idosos. Estamos cercados de exemplos de pessoas que redescobriram a confiança em si mesmas, encontrando na dança uma razão para sorrir, uma razão para viver. Dançar faz parte da natureza humana desde sempre. Mesmo nos lugares mais improváveis a dança pode fazer maravilhas.
As aulas de dança que têm vindo a decorrer semanalmente no Salão de Festas da Junta de Freguesia, às 15h00 de todas as quartas-feiras, fazem agora um ano de existência. E para assinalar essa data de aniversário, nada melhor que do que ter início uma nova atividade, que se realiza às 15h30 de todas as quintas-feiras, chamada PILATES. Estas sessões são igualmente gratuitas e acessíveis a qualquer idade.
Para frequentar estas sessões é necessário possuir um colchão próprio para esta atividade e que pode adquirir em qualquer loja de desporto, e uma toalha. Esta atividade pode ser praticada sentada numa cadeira, de pé e deitada.
Entre as inúmeras vantagens do Pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.
Pilates foi criado por Joseph Pilates (1880-1967), um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.
Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.
Pilates consiste num conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecer-nos melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.
É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates, pois este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.