Os Espaços do Cidadão têm como objectivo prestar um atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias, sendo lançados em parcerias com entidades como as Câmaras Municipais e os Correios de Portugal - CTT. A sua abertura é uma medida prevista pelo Programa Aproximar.
Um serviço público de proximidade, sendo que os Espaços do Cidadão disponibilizam aos utentes serviços/atendimento de foro municipal e central, como por exemplo requisitar certidões, pedir o cartão europeu de seguro de doença, renovar a carta de condução, ou mudar a residência no Cartão do Cidadão, com uma única senha e a ajuda de um funcionário.
Com esta reorganização dos serviços de atendimento, aposta-se numa óptica de partilha de recursos capaz de criar sinergias que permitam desenvolver políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes do Concelho.
No Marco de Canaveses, os munícipes vão passar a dispor de cinco Espaços do Cidadão distribuídos ao longo do Concelho: no edifício da Câmara Municipal (sendo que é objectivo do Presidente da Câmara do Marco, Manuel Moreira, evoluir futuramente este espaço para uma Loja do Cidadão); na Sede da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão – passando o Gabinete do Munícipe aqui existente a funcionar como Espaço do Cidadão; na Sede da Junta de Freguesia de Benviver; na Freguesia de Soalhães e na Sede da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles.
Estes Espaços do Cidadão apresentam claro interesse municipal, pelos benefícios que podem trazer aos munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, potenciando por isso o desenvolvimento do Concelho.