No âmbito das actividades de cariz cultural desenvolvidas pela associação, o grupo de senhoras gondomarenses escolheu o Concelho do Marco de Canaveses como local a visitar.
Em terras de Carmen Miranda, o grupo da Associação de Donas de Casa de Gondomar visitou o Museu Municipal batizado com o nome dessa tão ilustre figura do panorama cinematográfica e musical, nascida neste Concelho a 9 de Fevereiro de 1909; a cidade romana de Tongobriga, com mais de dois mil anos de história e o Convento de Alpendorada. O animado grupo almoçou ainda num restaurante do centro da cidade, onde tiveram a oportunidade de degustar algumas das iguarias marcoenses, nomeadamente as deliciosas Fatias do Freixo e vinho verde da Rota dos Vinhos do Marco.
Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, começou por dar as boas vindas a toda a comitiva, «espero que tenham aproveitado bem o vosso dia e que levem desta visita um pouquinho da história, da cultura e tradições desta terra que procura bem receber quem por aqui passa. Espero que tenha sido uma experiência enriquecedora».
«Um Concelho com cerca de 54 mil portugueses, que aqui vivem, lutam e dão o seu melhor para que juntos possamos ser um dos melhores da Região e do País», referiu Manuel Moreira apresentando depois uma breve resenha sobre as principais características e potencialidades do Concelho do Marco de Canaveses, «onde se pode encontrar um valioso património natural, religioso, arqueológico, histórico e cultural que espelha a singularidade de um destino turístico a não perder».
No final, o Presidente da Câmara Municipal ofereceu algumas lembranças para assinalar a passagem da Associação de Donas de Casa de Gondomar, pelo Concelho do Marco de Canaveses. O grupo de senhoras gondomarenses retribui o gesto, presenteando o Autarca com algumas ofertas.