Mais uma vez esta festa comprovou o sucesso do tradicional doce de Resende que já é bem conhecido não só na região, como em todo o país.
Durante o certame, o Presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, visivelmente satisfeito com o sucesso do evento, agradeceu a presença dos produtores, dos grupos de animação, dos funcionários da Câmara Municipal e dos visitantes que se deslocaram à festa e afirmou que o objetivo é “promover o concelho e um dos seus produtos de excelência que identifica a tradição e a história de Resende, atraindo cada vez mais visitantes à região e, consequentemente, dinamizar a economia local”.
A iniciativa, organizada pelo Município de Resende em parceria com a Companhia das Águas das Caldas de Aregos, E.M., S.A. e com o apoio da Dólmen, Cooperativa de Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL, para além de disponibilizar o afamado doce, proporcionou a todos os visitantes momentos de grande animação com a atuação do Grupo de Bombos da Associação Miomães em Movimento, do Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, da Classe de Conjunto da Concertina e Acordeão da Academia de Música de Resende, do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano e da Orquestra da Academia de Música de Resende.
Mas, a Festa das Cavacas não se fez apenas do doce e da animação, sendo que os visitantes tiveram, ainda, oportunidade de usufruir gratuitamente de uma experiência termal nas Termas de Caldas de Aregos.
Pelo segundo ano consecutivo realizou-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que premiou os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame. Assim, a vencedora do concurso foi Rosa Silva que recebeu um prémio no valor de 1250,00 euros, o restaurante “O Túnel” conquistou o segundo lugar e arrecadou 750,00 euros, sendo que em terceiro lugar ficaram as Cavacas da Belinha, com um prémio no valor de 500,00 euros.
Cavacas de Resende, confecionadas de acordo com a receita tradicional, o Douro no seu melhor e banhos termais nas Termas de Caldas de Aregos, foram motivos para um domingo doce e relaxante nesta região do país.