Com o apoio do sector de Parques e Jardins da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal, foram plantadas ao longo das principais artérias da cidade cerca de 40 árvores, de seis espécies diferentes. Uma oferta da Empresa Focsa no valor de aproximadamente 2 mil euros, complementada pela aquisição realizada pela Câmara do Marco de Canaveses, que trouxe ainda alguma vegetação do seu próprio viveiro.
Nos últimos anos, «o Município do Marco de Canaveses tem procurado desenvolver políticas na área ambiental que contribuam de forma sustentada para uma maior qualidade de vida e para o desenvolvimento de estratégias e de uma cultura amiga do ambiente.
Espaços verdes, infraestruturas que promovam a mobilidade dos cidadãos e equipamentos que respeitem o ambiente são, apenas, algumas das acções levadas a cabo pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses», referiu o Manuel Moreira destacando, «desde logo, a aposta numa formação ambiental para que as nossas crianças e jovens, desde tenra idade, percebam a importância das boas práticas em defesa do ambiente».
Para o Presidente da Câmara Municipal, «é com muita satisfação que temos assistido a um aumento do número de estabelecimentos de ensino aderentes ao Programa Eco-escolas». Para além da implementação deste programa, o Executivo Municipal procedeu «à distribuição, ao longo do Concelho, de vários eco-pontos, óleões, compostores e contentores para velas e círios, bem como pontos de recolha de electrodomésticos, roupa e pilhas», exemplificou Manuel Moreira que considera fundamental «desenvolver estas acções de sensibilização e de cidadania junto das escolas, estendo-as à comunidade em geral dentro daquilo que deve ser uma política ambiental para um Concelho mais consciente e amigo do ambiente», concluiu.
Na tarde desse mesmo dia, na zona envolvente à Igreja de Santa Maria da autoria do arquitecto Siza Vieira, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia do Marco, António Santana, associaram-se à plantação de árvores dinamizada pelo Grupo de Escuteiros 1173 do Marco de Canaveses.