A inauguração da feira coube ao vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira que percorreu o recinto acompanhado, pelos vereadores Ivone Abreu, Henrique Ribeiro, José Lima e Anabela Cardoso, pelo presidente da cooperativa Dólmen, Telmo Pinto e por representantes das forças vivas do concelho. “O objetivo desta feira inscreve-se numa linha de promoção de Baião pela positiva à semelhança do que se passa com muitas outras iniciativas, contribuindo desta forma para dinamização económica de vários sectores, especialmente o turismo e o agro – pecuário”, observou Paulo Pereira, para quem a dimensão atingida por esta iniciativa é um orgulho para todos nós.
PRODUTOS MUITO APRECIADOS E ANIMAÇÃO DIVERSIFICADA
O certame contou com a presença de 14 produtores de fumeiro e 6 unidades de restauração, que escoaram em forma de produto ou de refeições, muitos dos enchidos produzidos no território concelhio ao longo do ano: estima-se que tenham sido confecionadas no recinto e nos restaurantes vizinhos cerca de 8 mil refeições e vendidas 12 toneladas de fumeiro (vendas diretas aos visitantes da feira e fumeiro utilizado pelos restaurantes na confeção do Cozido à Portuguesa).
A acompanhar as refeições não poderia faltar o vinho verde da casta Avesso, já que foram escoadas 8 mil garrafas de vinho de Baião.
Para a sobremesa e para depois das refeições havia outras opções: a laranja da Pala transformada em sumo; os licores; as compotas; as amêndoas; os chocolates; os diversos doces e o famoso pão-de-ló de Santa Leocádia.
Não faltou também o tradicional biscoito da Teixeira, oriundo da freguesia que lhe dá o nome, o queijo de Gestaçô e a broa de milho que abasteceu os restaurantes e fez as delícias dos visitantes.
A animação do evento foi assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais.
Destacaram-se, no sábado à noite, as atuações da finalista do programa da RTP “The Voice Kid´s”, Sara Monteiro e do artista nacional, Fernando Correia Marques.
Em paralelo a este evento, decorreu no mesmo local a 8ª edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa foi organizada pela Associação Empresarial de Baião e contou com o apoio do Município de Baião.
O FOCO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
O evento baionense mereceu uma atenção da parte da comunicação social, já que foram vários os órgãos noticiosos a visitar o recinto. Dois programas realizaram-se, inclusivamente, no espaço da feira e na envolvência, como sejam o programa "Em Foco", da Rádio Montemuro e "Portugal em Festa", da televisão SIC.