Na sua intervenção, o presidente da Comissão NAT, apresentou o plano de atividades da mesma para 2015, onde recordou a iniciativa “Memorando de Entendimento entre o Comité das Regiões e a Organização de Saúde das Nações Unidas (OMS) “que a Comissão NAT recomenda assinar, há meses”.
José Luís Carneiro elencou, também, os processos prioritários para uma cooperação reforçada com o Parlamento Europeu (PE) , foram eles: a contribuição dos novos programas de desenvolvimento rurais 2015-2020 à modernização da economia rural, este processo “permitirá a analisar com Parlamento os desafios rurais nos novos programas” referiu.
Um segundo processo diz respeito ao futuro do sector leiteiro. Para José Luís Carneiro “este processo permitir-nos-á continuar a boa cooperação já existente com a comissão AGRI e com relatores sobre o “pacote leite”, que também estão preocupados com o futuro desta fileira”.
Por último, a aplicação da nova política da pesca, incluindo o crescimento azul. “ A economia azul está diretamente ligada a outros sectores económicos a partir dos quais se poderia gerar uma cooperação reforçada”, salientou o presidente da NAT.
Esta reunião foi presidida por Markku Markkula, presidente do Comité das Regiões Europeu, e contou com a participação dos presidentes das seis Comissões, a designar: Comissão da Cidadania, Governação, Assuntos Institucionais e Relações Externas (CIVEX); Comissão da Política de Coesão Territorial (COTER); Comissão da Política Económica (ECON); Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE); Comissão dos Recursos Naturais (NAT) e Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Pesquisa e Cultura (SEDEC).