O prémio é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pretende distinguir as ideias mais empreendedoras da região.
A concurso estão quatro categorias, que visam potenciar o lançamento e visibilidade da rede de apoio à atividade económica e ao empreendedor.
O prémio irá contribuir para captar novas ideias de negócio, premiar os melhores projetos empresariais e acima de tudo estimular o empreendedorismo no território.
A primeira categoria a concurso designa-se de “Ideias inovadoras e criativas”. Nesta categoria pretende-se premiar as melhores ideias de negócio que se desenvolvem na região (empresa não formalizada) e projetos que potenciem o aparecimento de novos produtos, novos processos produtivos, novos serviços, novas formas de comercialização ou novas abordagens de mercado na região.
A categoria “Novas empresas inovadoras”, destina-se a empresas já constituídas, até três anos. Serão avaliados a inovação, criatividade, sustentabilidade e interesse estratégico para a região.
A categoria “Empresas dinâmicas” tem como destinatárias empresas já instaladas na região, com mais de três anos de atividade. A importância estratégica regional, criativas e inovadoras nos seus processos, produtos ou serviços serão fatores de avaliação.
Na categoria 4, designada de “Fotografia”, tem como objetivo retratar as singularidades da região do Tâmega e Sousa (a paisagem, a cultura, as tradições e as pessoas, respondendo ao repto “Tâmega e Sousa Único”) e irá premiar a fotografia que melhor traduza as diferenças e singularidades da região.
As candidaturas estão abertas até 31 de março e devem ser carregadas no site http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt.