Este Festival tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. As 107 equipas inscritas no Festival mobilizarão meio milhar de participantes de países como Portugal, Irão, Angola, Brasil, Eslovénia, Holanda, entre outros. Refira-se que a Holanda far-se-á representar pela equipa campeã do mundo do futebol robótico.
As competições de robôs autónomos repartem-se em várias ligas, divididas em dois principais escalões: Júnior e Sénior. Nas competições Sénior, consta a prova de Condução Autónoma que é realizada desde a criação do evento, a prova “Robot@Factory”, a prova Freebots (e Freebots Júnior), ambas no seu 5º ano de existência, e também a prova de Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League) com as regras oficiais do evento RoboCup. Também com as regras RoboCup, no escalão Júnior, decorrem as provas de Futebol Robótico Júnior, Busca e Salvamento Júnior e Dança Júnior. Demonstrações em diversas áreas, estarão também patentes no espaço do Robótica 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O evento funcionará 24h por dia, sendo o acesso livre ao público desde o dia de abertura, em horário a anunciar.
Com base na região onde a UTAD está inserida, a organização pretende trazer também as aplicações da robótica na agricultura e floresta como temas agregadores do Festival Nacional de Robótica 2015. O evento inclui também um Encontro Científico (ICARSC 2015), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentarem os seus mais recentes resultados de investigação, assim como uma Feira Robótica, com exposição permanente no Dolce Vita Douro sob o lema a “Robótica na Agricultura de Precisão e Florestas”, onde todos os parceiros poderão apresentar soluções afins e partilhar o conhecimento.