A atribuição deste subsídio obedece a um conjunto definido de normas que se rege por critérios de justiça, equidade e transparência. Entre eles constam: o historial da associação; a projecção das suas iniciativas; o dinamismo da atividade regular da mesma; o número de associados e de participantes nas suas actividades; e a capacidade de criar receitas próprias, entre outros.
Esta verba destina-se não apenas a apoiar a realização dos planos anuais de atividades da associação, mas também a viabilizar a realização de obras de beneficiação de instalações e outras despesas de investimento.
Sociedade Columbófila de Santa Marinha do Zêzere
A Columbofilia é uma modalidade desportiva que consiste na prática da criação, selecção e cultivo de pombos - correio para competição.
A sociedade Columbófila de Santa Marinha do Zêzere, tem atualmente cerca de vinte sócios, que durante o ano transato participaram em vários lançamentos de norte a sul do país, assim como na vizinha Espanha.
Segundo o seu presidente, António Pinto, este subsidio é um incentivo para que a sociedade continue a realizar os seus lançamentos todos os fins de semana, quer em Portugal quer no estrangeiro e assim levar e divulgar o nome de Baião por esse “mundo fora”.
A sociedade Columbófila de Santa Marinha do Zêzere tem sido uma parceira da Câmara Municipal de Baião nas atividades que esta realiza, como por exemplo: lançamento de pombos no 25 de abril, lançamentos de pombos na inauguração do Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, entre outros.
Esta ação insere-se na política de apoio ao associativismo por parte do executivo municipal de Baião.