Estiveram presentes nesta iniciativa o Vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião, Anabela Queirós e os agentes de autoridade da Secção de Programas Especiais de GNR Cabo-Chefe Coelho e Cabo Ferreira, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Ancede e Ribadouro e Santa Marinha do Zêzere, Daniel Guedes e António José Carvalho respetivamente.
As sessões contaram com a participação dos utentes do CECAJUVI, do Centro Social de Santa Cruz do Douro, da OBER e da Santa Casa da Misericórdia de Baião.
Para o Vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, estas sessões integram-se na «estratégia para o desenvolvimento social concertado “Mais Baião para Todos” associada à promoção do envelhecimento inclusivo e saudável, onde os vários parceiros da Rede Social se organizaram para disponibilizar tempo e um conjunto de informações muito úteis para os cidadãos séniores do nosso concelho».
Segundo a responsável da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião, Anabela Queirós, esta iniciativa surgiu enquadrada no plano de atividades daquela instituição no que respeita à promoção do envelhecimento ativo e denominado de “Viver Mais e Melhor”.
A dinamização das sessões ficou a cargo dos agentes de autoridade pertencentes à Secção de Programas Especiais da GNR, tendo sido abordadas informações pertinentes relacionadas com segurança em casa e nas ruas, contactos com pessoas estranhas, as formas de atuação dos burlões e exemplos de burlas.
Alguns cuidados a ter para evitar burlas e assaltos
- Em casa deve-se manter as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, colocar um óculo e uma corrente de segurança na porta. Não deixar entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas;
- Não deixar as chaves na porta;
- Ter sempre à mão os contatos de telefone da G.N.R., Bombeiros, ou de alguém conhecido;
- Não deixar acumular o correio na caixa;
- Não transportar muito dinheiro de cada vez;
- Evitar o uso de objectos de valor de forma visível;
- Evitar dar informações sobre a sua vida, a pessoas estranhas;
- Não conversar com estranhos, desconfiar sempre quando alguém se apresenta como funcionários de instituições – Todos os funcionários das instituições têm cartões de identificação própria. Verifique pela fotografia.