A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Baião está a levar a cabo, durante o mês de abril, uma Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A iniciativa arrancou no dia 1 de abril com a colocação de grandes Laços Azuis nos edifícios públicos, nas IPSS, nos Bombeiros, Escolas e outras entidades e com a distribuição do calendário de afetos. Este calendário possui uma mensagem para cada dia do mês de abril, de interação de afetos entre pais e filhos. As mensagens têm sido divulgadas diariamente no Facebook de diferentes instituições, na página e na aplicação phone press do Município de Baião, para além de ter sido divulgado na agenda cultural e no Ecrã Led situado junto à Caixa Geral de Depósitos.
Para a presidente da CPCJ de Baião, Odete Souto “a prevenção dos maus-tratos infantis começa desde cedo, em casa, e com pequenos gestos, por isso através das mensagens do calendário de afetos desafiamos os pais a realizarem, com os filhos, as atividades propostas”.
A campanha compreende ainda outros meios: a divulgação está a ser feita através de outdoors e sms semanais. O ponto alto ocorrerá no dia 24 de abril com uma manifestação pública que envolve todas as IPSS e Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião, os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, bem como outras entidades e membros da comunidade que a ela se queiram juntar. A concentração será na Praça D. Manuel de Castro (14h30m), o desfile percorrerá a Rua de Camões e terminará na Praça Francisco Sá Carneiro.
A Câmara e a Assembleia Municipal de Baião associaram-se ao evento, de forma a apoiar no desenvolvimento da campanha e na cedência de um espaço de reflexão para o tema. No dia 24 realizar-se-á VIII Assembleia Municipal de Jovens, uma iniciativa da Assembleia Municipal de Baião, cujo tema vai ser “A Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.
“Este tema não era o que estava inicialmente previsto para a Assembleia Municipal de Jovens, mas o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, fez questão em alterar e marcar assim presença neste mês dedicado à Prevenção dos Maus Tratos”, frisou Odete Souto.