Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, tratou-se da primeira geminação assumida por este concelho do interior do distrito do Porto.
“Os dois concelhos têm características socioeconómicas muito semelhantes, com práticas etnográficas e culturais similares e com um grande potencial de cooperação", referiu o autarca de Baião na cerimónia de assinatura do protocolo de geminação.
A geminação conta com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal, estando previstas "parcerias de comércio, turismo, gastronomia e cultura”, frisou Maria Geraldes, representante do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.
Está previsto o recurso em conjunto a fundos europeus que "permitam criar valor para as populações e empresas", salientou a presidente do município galego de Moraña, Maria Luísa Piñeiro, na sua alocução.
Para promoverem o turismo local e de natureza, José Luís Carneiro referiu que dois municípios vão criar produtos turísticos e gastronómicos conjuntos, "rentabilizando um evento comum à volta do Anho".
Baião e Moraña propõem-se ainda aproveitar as infraestruturas e os equipamentos locais para "divulgarem, além-fronteiras, as atrações dos dois territórios e colaborar em atividades culturais, como festivais de música, peças de teatro e feiras de artesanato, garantindo a participação das associações locais", ideia partilhada nos discurso dos presidentes dos dois municípios.
Além daquelas áreas, o protocolo de geminação prevê a troca de experiências e boas práticas de governação local, através da organização conjunta de reuniões, seminários, grupos de trabalho e formação de funcionários.
A visita a Baião da delegação espanhola, liderada pela presidente do município de Moraña, Maria Luisa Piñeiro, incluiu empresários e agentes políticos galegos.
Baião teve a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; da vereadora da Educação, Ivone Abreu; do presidente da Dólmen, Telmo Pinto; de um representante da Associação Empresarial de Baião, Carlos Miguel Azeredo; de autarcas de Freguesia e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Costa.
O momento foi aproveitado para pelos presentes para conhecerem mais as potencialidades do concelho de Baião, designadamente o património ambiental, histórico e cultural e o setor tradicional, e assim iniciarem a colaboração em várias áreas.