Os trabalhos na Igreja de Valadares consistem na conservação, salvaguarda e valorização deste valioso imóvel, que por ter uma grande importância cultural, está integrado no roteiro patrimonial e turístico dedicado ao românico.
A Rota do Românico é a promotora do projeto, a qual conta com a comparticipação dos Fundos Comunitários, no valor de 82 mil euros
A empreitada foi adjudicada à empresa Augusto de Oliveira Ferreira &Ca Lda (AOF).
Rota do Românico
A Rota do Românico inclui vários monumentos nacionais como mosteiros, igrejas e pontes, resultando da definição de um itinerário de visita alargado que procura valorizar o património arquitectónico românico na região.
Nos últimos anos foram recuperados todos os monumentos dos municípios do Vale do Sousa, incluindo áreas envolventes e produzido material promocional para atrair turistas. Mais recentemente, a rota foi alargada aos municípios vizinhos do Baixo Tâmega; no caso de Baião os monumentos integrados – e que vão sofrer obras de beneficiação – são o Mosteiro de Santo André e a Ponte de Esmoriz (ambos em Ancede) e a igreja de Valadares (já se encontra em recuperação).