O prazo das candidaturas decorreu entre 25 de novembro de 2014 e 1 de março de 2015, e foram submetidas 79 candidaturas de Portugal, Brasil, Alemanha e França. Destas, 23 foram excluídas por incumprimento do regulamento e apenas 15 passaram na pré-seleção, encontrando-se em apreciação final por parte do júri.
“A forte adesão ao prémio literário Fundação Eça de Queiroz é representativo do peso cultural de Eça de Queiroz – o maior nome da Literatura Portuguesa do Séc.XIX, o escritor que foi um, dos cem génios da Literatura Universal, traduzido para mais de vinte línguas, com uma divulgação a nível mundial”, frisou José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião.
“ A Fundação Eça de Queiroz é para nós um dos activos culturais mais estratégicos do concelho, daí termos apostado nos últimos anos de trabalho autárquico em três dimensões: na sua sustentabilidade económica; na sua promoção enquanto agente de desenvolvimento social e no apoio à valorização e divulgação do património literário de Eça de Queiroz”, acrescentou o edil.
O Prémio Literário “Fundação Eça de Queiroz”
O prémio literário da “Fundação Eça de Queiroz” foi apresentado pela primeira vez no 169º aniversário de Eça de Queiroz, a 25 de novembro de 2014, assinalado no Porto, na Casa de Baião.
O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz distinguirá em cada ano, sequencialmente, obras dos seguintes domínios: narrativa (romances ou conjunto de contos inéditos) e ensaios literários (trabalhos éditos ou inéditos, cuja temática se insira no universo literário de Eça de Queiroz e/ou da Geração de 70, nomeadamente nas áreas dos estudos literários, estudos históricos, estudos culturais, estudos eco-literários e outros). No primeiro ano de atribuição o prémio será destinado a uma obra narrativa.
Haverá apenas um premiado, sendo-lhe atribuído o valor de 5 mil euros - apoio do Município de Baião - podendo, contudo, ser feitas menções honrosas a outras obras de valor artístico assinalável.
O vencedor do prémio será anunciado a 29 de Maio, no ano em que a Fundação Eça de Queiroz completa 25 anos de existência, na sua sede - Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião.
Homenagear o vulto literário de Eça de Queiroz e incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa são os dois principais objetivos da criação do Prémio Fundação Eça de Queiroz. Em particular pretende-se valorizar a criação literária em torno da figura do escritor.