A anfitriã das Jornadas Literárias foi a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, que destacou a importância da leitura para o desenvolvimento humano. Ivone Abreu referiu que Baião é riquíssimo a nível cultural e literário, não só através do Eça de Queiroz mas também através de escritores como Alves Redol, Camilo Castelo Branco, Soeiro Pereira Gomes, todos eles com ligações a Baião, não esquecendo António Mota.
A vereadora da Educação agradeceu aos professores e alunos pelo esforço e dedicação que exerceram na realização dos trabalhos efectuados.
A finalizar a sua intervenção, Ivone Abreu, lançou um desafio à Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fátima Rodrigues, para que no fim de todas as Jornadas Literárias se possa realizar em Baião um encontro para apresentação dos resultados destas Jornadas Literárias.
Estiveram também presentes os diretores dos três agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião, Carlos Alberto, do agrupamento de Escolas do Vale d´ Ovil, José Matos, do agrupamento de Escolas Eiriz e Manuela Miranda, do agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião.
Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
As Jornadas Literárias Ler (n)o Douro pretendem promover a leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela. O Projeto é dinamizado pelas Bibliotecas Escolares e pelas Bibliotecas Municipais, com a colaboração das Escolas e das Câmaras Municipais, entre outros.
O projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro prossegue para outros concelhos, onde serão apresentados os resultados das atividades que foram sendo realizadas nas Escolas e nas Bibliotecas Municipais com o intuito de dar a conhecer o autor/escritor e a sua obra.