A Igreja de Santa Maria de Cárquere situa-se na freguesia do mesmo nome, no concelho de Resende; é classificada como monumento nacional desde 1910, sendo propriedade do Estado. (dos mais remotos santuários marianos de Portugal, a esta igreja se associa o milagre de Cárquere, pelo qual o débil príncipe Afonso Henriques, aqui trazido pelo seu tutor Egas Moniz, se livrou das enfermidades que tolhiam o seu crescimento)
Com a adesão da CIM Tâmega (que o Município de Resende integra) ao projeto intermunicipal 'Rota do Românico', este monumento nacional passou a beneficiar dos meios e processos de divulgação e valorização próprios daquele projeto.
O investimento promovido pela DRCN - totalizando 61.365 EUR - tem financiamento garantido pelo Orçamento Geral do Estado e por fundos comunitários FEDER ao abrigo da candidatura 'Entre o Sagrado e o Profano', apresentada ao QREN / P.ON2, Aviso Património Cultural.
A conclusão dos trabalhos, em execução pela empresa LUSOCOL Lda., está prevista para o final de junho.
Entretanto, a Igreja de Santa Maria de Cárquere recebe, no próximo domingo, pelas 17h30, mais um concerto inserido no Ciclo Espaços da Polifonia, com a apresentação do grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, com direção de Luís Toscano.
O concerto será precedido de visita ao monumento, orientada por técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte.
O Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia é uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito do projeto Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, através da qual se pretende dar maior visibilidade a um conjunto diverso de monumentos classificados e intervencionados sob a tutela da DRCN, bem como à sua capacidade de acolhimento do visitante/público.