A operação, promovida pela TISPOL (European Traffic Police Network), envolverá um efetivo de cerca de 1300 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito que, equipados com radares (fixos e móveis), levarão a cabo cerca de 700 ações de controlo de velocidade.
Esta operação, que pretende combater o flagelo da sinistralidade rodoviária associada ao excesso de velocidade, será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadrada o planeamento de operações definido pela TISPOL, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.
Desde o inicio de 2015, foram controlados 2 487 577 condutores dos quais 52 212 circulavam em excesso de velocidade. Perante estes números, o combate à sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade estratégica da GNR, estando planeadas para o presente ano diversas operações nacionais, com empenhamento intensivo e simultâneo de meios de modo a salvaguardar a segurança dos portugueses na estrada.