Guarda Nacional Republicana: Resultados da atividade operacional do fim de semana, 25 e 26 de abril
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no decorrer do fim de semana (25 e 26 de abril), as quais visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, nos seguintes Distritos/Comandos Territoriais: Aveiro; Beja; Braga; Bragança; Coimbra; Faro; Porto; Setúbal; e Viseu.
Deste conjunto de operações foram realizadas 134 detenções em flagrante delito, pela prática dos seguintes ilícitos criminais:
•
86 por condução sob o efeito de álcool;
•
13 por condução sem habilitação legal;
•
cinco por tráfico de estupefacientes;
•
quatro por violência doméstica;
•
três por roubo;
•
duas por posse de armas proibidas;
•
duas por furto;
•
19 por outros crimes.
Foram elaborados 130 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 2135 autos de contraordenação a legislação diversa.
Apreensões mais significativas: 253 doses de haxixe; 31,2 gramas de pólen de haxixe; e duas armas de fogo.
No âmbito do trânsito foram fiscalizados 4999 condutores e detetadas 2077 infrações, destacando-se: 184 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 1423 excessos de velocidade (em 50539 controlos); três relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga; e 57 relacionadas com tacógrafos.
O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do fim-de-semana (25 e 26 de abril), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 197 condutores, tendo sido detidos 3 condutores por condução sob o efeito de álcool e 1 por falta de habilitação legal. Foram ainda elaborados 90 autos de contraordenação, destacando-se 3 por não utilização do cinto de segurança, 3 por falta de inspecção periódica obrigatória, 2 por falta de seguro, 2 por iluminação e sinalização e 1 por não utilização de capacete. Foram ainda detetados 12 excessos de álcool e 71 excessos de velocidade.