A iniciativa teve como objetivo a exposição e promoção de negócios criados por desempregados do concelho, bem como dar a conhecer a existência de outras oportunidades como forma de contornar a situação de desemprego.
Assim, 13 pessoas que, de momento não têm emprego, apresentaram os seus novos negócios, em áreas como doçaria, cerâmica, bijuteria, pintura, instrumentos musicais, design de moda, revelando o talento e criatividade que reina em Resende.
A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A 2000, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com fins Públicos – SINTAP e o projeto de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Resende, também estiveram representados na Mostra, onde disponibilizaram informações sobre as suas atividades e serviços prestados.
Mas a solidariedade também esteve em destaque com um stand onde Felisbela, residente na freguesia de Felgueiras, apresentou algumas pinturas para venda, cujas verbas serão para ajudar nas despesas com os tratamentos do seu filho, Diogo Almeida, um menino que sofre de leucemia linfoblástica aguda.
A par da exposição e venda de trabalhos decorreram dois workshops, um promovido pela Sala d’ Arte onde os participantes tiveram oportunidade de executar um trabalho aplicando a técnica do guardanapo, e outro de pintura lecionado pelo artista Luís Cortês.
Durante o dia não faltou animação musical proporcionada pelo Grupo de Bombos de S. Romão, Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros de Cárquere”, AFONTUNA e Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade.
De referir que o CLDS + tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.
Os seus principais eixos de intervenção são os seguintes: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental; capacitação da comunidade e das instituições; informação e acessibilidade.