Em questão estão os sistemas de informação territorial e de avaliação e monitorização sócio-ecológica; o estudo e acompanhamento do processo de classificação da área protegida regional da serra da Aboboreira e as rotas, percursos e paisagens milenares (Centros BTT).
Destes projetos destaca-se a intenção dos presidentes das Câmaras Municipais de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, de preservar e valorizar os valores naturais, culturais e identitários existentes na Serra da Aboboreira e de criar uma estrutura humana de gestão deste espaço.
Os três Municípios defenderam a limitação dos usos e atividades incompatíveis com os objetivos de conservação da natureza implícitos à criação da Paisagem Protegida e o trabalho em rede e em parceria com a população local, de forma a salvaguardar os interesses comuns.
Foi apresentado o “Estudo e implementação das Rotas, Percursos e Paisagens Milenares”, que visa a implementação de quatro percursos de BTT (um por município: Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses) e um Percurso de BTT Enduro/Downhill em Amarante.
A reunião foi liderada pelo presidente da AMBT e presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; o anfitrião foi o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro; e estiveram também presentes os presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto; o presidente da Dólmen, Telmo Pinto e técnicos das entidades representadas na reunião.