A assinatura destes protocolos resulta na aplicação do Programa Municipal de Ajuda à Melhoria Habitacional de Famílias Carenciadas, onde são analisadas candidaturas dos agregados familiares que não têm meios e condições de habitabilidade mínimas para o conforto e bem-estar do seu lar.
Esta medida de apoio às famílias, com graves carências na sua habitação e sem meios para fazer face a essas despesas, é uma forma de ajudar aos que mais necessitam, num Concelho onde ainda existem algumas assimetrias sociais.
Estes protocolos prevêem o apoio na cedência de material, e o acompanhamento do desenrolar dos trabalhos por parte dos técnicos da autarquia, para que as obras promovam efectivas melhorias habitacionais.
O reforço desta medida por parte do Executivo Municipal tem vindo a minorar as dificuldades destas famílias, trazendo uma nova esperança a estes agregados familiares, criando mais justiça social e promovendo, cada vez mais, a igualdade e o bem-estar das famílias castrenses.
Estes nove novos protocolos representam um investimento por parte da Autarquia Castrense de cerca de 40 mil euros em benefício de 9 famílias carenciadas do Concelho.
Esta ajuda prevê o fornecimento de material para levar a cabo as obras mais urgentes nas habitações destes agregados familiares, sendo que nos casos de maior carência o município é ainda responsável pela mão de obra para executar estas obras, num acompanhamento permanente de cada um destes processos.