Em plena Região Demarcada do Douro, nasce o fruto que dá fama à freguesia da Penajóia, concelho de Lamego, a Cereja da Penajóia, que depois de maduro é o primeiro da Europa a surgir nos mercados.
O admirável sabor, a exuberância e colorido que o caraterizam transformam este fruto, numa das principais riquezas da economia local e uma referência em toda a Europa.
A AMIJÓIA – Associação dos Amigos e Produtores de Cereja da Penajóia, com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, Junta de Freguesia de Penajóia, Entidade do Turismo Porto e Norte, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (HTDouro), Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego (EHTDouro), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), Curso de Comunicação e Multimédia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Organização de Produtores do Douro (OPEDouro, Ltd.) e a Crédito Agrícola, promove todos os anos na cidade de Lamego a Montra da Cereja da Penajóia, onde se pode degustar a saborosa cereja da Penajóia, além de ser possível admirar as bonitas montras dos produtores de cereja, que são embelezadas por sumptuosas decorações tradicionais.
Nesta Montra, estará também presente o Cone da Cereja da Penajóia, que consiste num cone/cartucho inovador, constituído por um porta caroços, que se encontra neste momento em fase de patenteamento por parte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
A grande novidade deste ano será a apresentação da cerveja de cereja da Penajóia, que resulta numa parceria entre a AMIJÓIA e a Cerveja Vadia, uma referência nacional na produção de cerveja artesanal, e que despertará com certeza a curiosidade de todos os visitantes.
A Cereja da Penajóia é também utilizada para a confeção de compotas, licores e bombons, o que permite a sua utilização ao longo de todo o ano. Neste sentido, e em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, a AMIJÓIA apresenta quatro deliciosas sobremesas. A “Hanami Penajóia”, inspirada pelo costume japonês de contemplar as cerejeiras em flor (Hanami), que reúne doce de cerejas, creme de ovos e amêndoas e natas numa delicada e surpreendente iguaria, simultaneamente suave, crocante e saborosa, consiste na sobremesa oficial do evento.
Grande parte desses produtos estarão também disponíveis em alguns restaurantes e pastelarias da cidade de Lamego, de forma a ser possível degustar a Cereja da Penajóia, de uma forma inovadora.