É a décima edição do evento desportivo com mais participantes na região duriense, uma referência da iniciativa local que contribui, nas palavras do presidente da Câmara do Peso da Régua, Nuno Gonçalves, ‘para mostrar ao país a capacidade empreendedora das gentes do ‘reino maravilhoso’ do Douro, os seus excelentes destinos turísticos e a oportunidade única de degustarem, ao longo da corrida, do melhor vinho do mundo’.
A EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro inclui as provas de meia maratona (21km), mini maratona (6km) e meia maratona em cadeira de rodas (21km). A mais bela corrida do mundo está também integrada no sexto Campeonato do Mundo de Meia Maratona INAS 2015, para atletas com inabilidades intelectuais, na qual um atleta tentará ser o primeiro do mundo com o síndrome de Down a completar uma meia maratona.
A prova sai da barragem e segue em direção à Folgosa, onde os atletas fazem o retorno, e tem a meta instalada em frente ao Museu do Douro. Neste local, na sexta e sábado, decorrem as atividades da Running Care, com rastreios de saúde gratuitos, e a Running Village, com a presença de todos os patrocinadores e parceiros do evento. Este ano conta ainda com a Running Job, com diversas ofertas de emprego na região, numa ação em parceria com o IEFP. No dia 16, a partir das 18 horas, acontece no Jardim do Museu do Douro a Green Party Dolce Vita Douro com entrada gratuita.
A EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro – A mais bela corrida do mundo, é uma organização da GlobalSport, integrada no circuito Running Wonders – Meias Maratonas em Património Mundial, que este ano conta ainda com as provas de Guimarães (28 junho), Dão (20 setembro), Coimbra (11 outubro) e Évora (12 novembro).