A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil, organizou a participação no Exercício Distrital preparando um simulacro cujo cenário será o de um incêndio florestal na Serra de Montedeiras. O alerta chega aos Bombeiros Voluntários do Marco às 14h33 do dia 8 de Maio e a evolução do incêndio acabará por “ameaçar” habitações no lugar de Fandinhães, na freguesia de Penhalonga e Paços de Gaiolo, já no dia 9 de Maio, mais de 24 horas após o início da ocorrência.
A gravidade da situação motivará a declaração da situação de alerta de âmbito municipal para as freguesias afectadas e a avaliação da necessidade de activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil.
Parte das acções serão desenvolvidas na modalidade de LiveEX, nomeadamente no que respeita aos meios operacionais dos Bombeiros. Caso as condições meteorológicas o permitam, serão executadas, com os meios de combate empenhados no terreno e supervisão de técnico credenciado, acções de fogo controlado em parcelas previamente preparadas para o efeito e constantes de Plano de Fogo Controlado previamente aprovado na Comissão Municipal de Defesa da Floresta.
O Exercício contempla também uma vertente de Exercício de Posto de Comando - CPX para treino de procedimentos, da articulação operacional e institucional, e dos sistemas de apoio à decisão.