Após a reunião, os trabalhos do Conselho Consultivo continuaram fora de “portas” com visitas a infraestruturas que representam duas grandes apostas deste executivo municipal: a educação e o turismo. Foram visitados os Centros Escolares de Campelo, Eiriz (Ancede), Santa Marinha do Zêzere e Gestaçô; a Escola Secundária de Baião; os Albergues de Turismo de Natureza de Portomanso, em Ribadouro e de Mafómedes, na Teixeira e a Casa do Lavrador.
O CONSELHO CONSULTIVO
Mais de quarenta personalidades de diferentes áreas de actividade, irmanadas entre si por uma efectiva ligação a Baião e por uma reconhecida idoneidade e prestígio, integram o Conselho Consultivo do presidente da Câmara Municipal de Baião.
A criação deste órgão único na região (julho de 2010) corresponde a um compromisso eleitoral assumido por José Luís Carneiro e tem como função, segundo o autarca, “abordar as grandes linhas de intervenção municipal sobre matérias de natureza social, económica, cultural, entre outras”, contribuindo “para uma progressiva intervenção dos cidadãos na vida autárquica e na definição das políticas locais”.
Entre as personalidades convidadas a integrar o Conselho Consultivo contam-se os ex-presidentes de Câmara e Assembleia Municipal de Baião, mas também médicos, dirigentes associativos, produtores locais de vinhos e de carnes, empresários e personalidades ligadas à vida cultural.
Este organismo reúne semestralmente, podendo ser convocado a título extraodinário por decisão do presidente de câmara. Cabe-lhe a apresentação de pareceres, recomendações, sugestões e propostas sobre assuntos relacionados com a vida municipal. As deliberações podem decorrer de maiorias simples, cabendo ao presidente voto de qualidade. Também os vereadores municipais podem participar nas reuniões do órgão, de acordo com a natureza das matérias a tratar.
Os membros do conselho não têm direito a auferir quaiquer abonos ou senhas de presença e as deliberações do órgão não são vinculativas. Este órgão contribuiu, ainda, para a elaboração de orçamentos participativos.