Os equipamentos recebidos pelos Bombeiros Voluntários de Baião são compostos por um capacete, uma cógula, um fato completo, um par de luvas e um par de botas e totalizaram um investimento de 26 mil e 300 euros. De salientar que desde finais de 2005 e a atualidade a Câmara Municipal de Baião atribuiu apoios e pagou serviços prestados pelas corporações de bombeiros do concelho num valor total de 838 mil e 810 euros.
A aquisição dos equipamentos resultou de uma candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa a fundos comunitários, no valor total de 436 mil euros. Esta candidatura contou com uma comparticipação de 85 por cento dos fundos comunitários, sendo a comparticipação nacional de 15 por cento repartida, em partes iguais, entre as Câmaras Municipais da região do Tâmega e Sousa e o Ministério da Administração Interna.
Em diálogo com os responsáveis dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Luís Carneiro reafirmou o empenhamento da autarquia de continuar a apoiar e a cooperar com as corporações de bombeiros concelhias no futuro e referiu a importância da criação de estratégias de parceria eficazes na gestão e prevenção de riscos no domínio da proteção civil. Para além da coordenação na gestão de catástrofes e de riscos naturais ser fundamental, o autarca mencionou ainda a importância de serem feitas análises periódicas dos planos de emergência e de se apostar num planeamento urbano e rural mais detalhado.
Estiveram presente na sessão diversos representantes do movimento associativo local, o Comandante Operacional Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro e a técnica do Gabinete Técnico Florestal, Luciana Pinto.