Como concretizar a, recentemente criada, União da Energia, será o foco de debate entre os líderes regionais e locais e o vice-presidente Maroš Šefčovič da Comissão Europeia, no primeiro dia da reunião plenária do Comité das Regiões.
Os membros do comité irão também reunir com Dan Kersch do Ministério dos Assuntos Internos do Luxemburgo, com vista à promoção da cooperação com a nova Presidência da União Europeia.
Como desenvolver o conhecimento e a inovação em todas as regiões da União Europeia será um outro tema que vai ser debatido na sessão plenária, no segundo dia (9 de julho), com o Comissário responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.
Ainda no segundo dia desta sessão vai ocorrer a entrega do prémio da Região Empreendedora Europeia, atribuído todos os anos às melhores estratégias de desenvolvimento empresarial desenvolvidas pelas regiões e cidades da UE.
E por último, presidentes e administradores locais da Líbia serão recebidos pelo presidente do CR, Markku Markkula, juntamente com os membros da ARLEM – Assembleia Euro-Mediterrânica – para discutir estratégias de promoção de maior estabilidade para as regiões e para o país.
Os membros do CR vão também discutir e a aprovar resoluções sobre: o Programa de Trabalho da Comissão Europeia de 2016; a Alimentação Sustentável; uma abordagem sustentável da UE para a migração; como melhorar o funcionamento da União Europeia: O Tratado de Lisboa e mais além; a Nova Politica Europeia de Vizinhança; o resultado das negociações sobre os contratos de parceria e os programas operacionais; otimizar o recurso à flexibilidade prevista nas atuais regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento e a Construção de uma União dos Mercados de Capitais.