Esta exposição tem como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, e estará patente ao público, no edifício sede da Fundação Museu do Douro, de 10 de Julho a 28 de Setembro de 2015. Depois deste período, a exposição entra em itinerância pela Região Demarcada do Douro.
Breve Biografia
António Barreto, nasceu no Porto em 1942.. Doutor em sociologia, investigador universitário, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2009-2014). Licenciado em sociologia e doutorado pela Universidade de Genéve em 1985, foi ministro do Comércio e Turismo e depois da Agricultura no I Governo Constitucional (1976-1978). De regresso à universidade, desenvolveu a sua atividade no Instituto de Ciências Sociais, publicando obras sobre a evolução social em Portugal, focando os temas da emigração, socialismo e reforma agrária, indicadores sociais, justiça, regionalização, Estado e Administração Pública, Estado-Providência, e comportamentos políticos. Desde a democratização que António Barreto tem sido um interveniente respeitado dos media portugueses. É reconhecido como uma das maiores figuras das ciências sociais em Portugal, tendo-se tornado uma voz incontornável da opinião pública em Portugal. Em 2004 foi vencedor do Prémio Montaigne e em 2008 foi eleito membro Academia das Ciências de Lisboa. Sócio fundador da APPh (Associação Portuguesa de Photographia). Autor da série de televisão Portugal, Um Retrato Social e do documentário As Horas do Douro. Autor de vários livros, entre os quais Douro, António Barreto: Fotografias 1967-2010, Douro - Rio, Gente e Vinho.
Ângela Camila Castelo-Branco nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1966. É documentalista audiovisual na RTP (Rádio e Televisão de Portugal). Estudou Fotografia no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), entre 1993 e 1997. Investigadora na área da História da Fotografia. Foi comissária de diversas exposições. Proferiu conferências. Tem publicado vários textos sobre História da Fotografia. Foi responsável pela organização e seleção iconográficas de vários livros. Colecionadora de fotografias de Portugal e das ex-Colónias Sócia fundadora e membro da Direção da APPh. (Associação Portuguesa de Photographia).