Em apenas 8 dias, entre avanços e recuos nas negociações entre os clubes envolvidos e o jogador, os meios de comunicação social mundiais acompanharam de perto o desenrolar da situação, produzindo milhares de artigos online. Neste período, a Cision registou 13775 artigos publicados sobre a transferência do guarda-redes internacional espanhol para o emblema português, nos media online de 102 países.
Compreensivelmente, a contratação foi amplamente divulgada nos media da Península Ibérica, com Espanha e Portugal a liderarem a lista de países que mais informação produziram sobre o tema – respetivamente 3297 e 1337 artigos. Mas esta contratação, com tudo o que a envolveu, fez dela um fenómeno de comunicação à escala global e, por isso, comunicada nos meios online de países menos prováveis como o Sri Lanka, o Camboja ou a República das Fiji.
O período temporal sobre o qual incidiu o estudo da Cision foi o período decorrido entre os dias 6 e 13 de julho de 2015, e foram apurados 13775 artigos com referências simultaneamente a Iker Casillas e ao FC Porto, em conteúdos noticiosos online de 102 países, num universo de 16 milhões de artigos pesquisados.
A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.