Foram recebidos pelo presidente e pela vice-presidente da autarquia , Paulo Pereira e Ivone Abreu, respetivamente.
Os dois autarcas, para além de presentearem os alunos com uma “aula” sobre gestão autárquica e democracia, explicaram a constituição dos órgãos autárquicos - Executivo e Assembleia Municipal -, o processo eleitoral, a distribuição dos diversos pelouros pelos Vereadores eleitos, e ainda, fizeram referência aos serviços públicos prestados pela autarquia.
No decorrer da conversa com os alunos, a vice-presidente, salientou as dificuldades sentidas antes do 25 de abril de 1974, e a importância dos mais jovens se envolverem e participarem nos assuntos da comunidade, “não deixem para os outros o que pode ser feito por vós”, referiu Ivone Abreu.
“Todas as profissões e ofícios são igualmente dignos, o importante é as pessoas fazerem bem o que lhes compete, empenharem-se. Dessa forma, para além da realização pessoal, obterão o respeito e o reconhecimento por parte dos outros”, referiu o presidente da Câmara Municipal, antes de “provocar” os alunos, para que num futuro próximo, façam parte ativa da vida social baionense, ao nível das diversas instituições e mesmo a nível político.
Para terminar a sua intervenção o edil baionense desafiou os alunos a envolverem-se ativamente em atividades como o Festival Byonritmos, a Recriação Histórica e noutras atividades do município.
No final da “aula” os autarcas responderam de forma clara às questões pertinentes que os alunos iam colocando, satisfazendo assim a curiosidade dos mesmos.