Foram fiscalizados 4 588 condutores, tendo sido detetadas 812 infrações, das quais se destaca:
• 325 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;
• 305 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.
Durante o período da operação, foram empenhados militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal (UAF).
Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.
No distrito de Viseu, no decorrer da operação, o Comando Territorial de Viseu fiscalizou 75 condutores, tendo sido detectadas 39 infrações, das quais se destacam:
• 26 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;
• 13 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.