A estratégia de expandir a actual Zona Industrial, «visa favorecer sinergias entre esta e a eficiência dos serviços comuns que se pretendem criar, ao mesmo tempo que se dá visibilidade e notoriedade ao local, que facilmente se identificará como a zona "onde interessa estar”», afirmou o Autarca.
A oportunidade de dar o passo seguinte surgiu agora com o Aviso N.º NORTE - 53-2015-14, do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, de Pré-qualificação a Operações de Acolhimento Empresarial, «que pretende criar condições para a concretização da requalificação da zona existente e de urbanizar e infraestruturar a nova Zona Industrial, com serviços comuns a todas as empresas e actividades instaladas e a instalar», realçou o Edil Manuel Moreira.
Neste sentido, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, enquanto membro da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, decidiu integrar a intervenção pretendida para a Zona Empresarial do Marco de Canaveses na candidatura comum que a CIM-TS apresentou ao referido Concurso de Pré-qualificação.
Para Alírio Costa, Secretário Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, «esta decisão dos Senhores Presidentes de Câmara da nossa Comunidade Intermunicipal de apresentar uma candidatura conjunta é uma mais-valia, porque vem reforçar o peso e a importância que este território representa no seu todo, designadamente no que concerne aos postos de trabalho a criar e o investimento a realizar».
O projecto de Requalificação e Expansão da Zona Empresarial do Marco de Canaveses foi apresentado aos empresários locais, tendo por base os contributos apresentados pelos mesmos, para criar uma zona mais atraente e competitiva para o funcionamento das actuais e futuras empresas.
O plano de acção contempla intervenções em infraestruturas de: água, luz, saneamento, acessos e mobilidade, novos passeios e estacionamentos, sinalética e espaços verdes, expansão e realização de loteamento. Refira-se ainda que este projecto de Requalificação e Expansão de 4,2 hectares da Zona Empresarial do Marco de Canaveses representa um investimento de cerca de 3 milhões e 800 mil euros.