Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | quinta-feira, 28 de abril de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários
Para além das habituais cerimónias, as comemorações do 42º Aniversário da Revolução dos Cravos em Resende ficaram marcadas pela entrega por parte do Município de uma nova ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende. O novo equipamento que é uma oferta da Câmara Municipal trata-se de uma Ambulância de Emergência Pré-Hospitalar que contempla todos os equipamentos que a legislação obriga para uma ambulância do tipo B.

Para além da cerimónia de entrega por parte do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Garcêz Trindade, ocorreu também na manhã do passado dia 25 de Abril a sua bênção pelo Sr. Reverendíssimo Cónego Martins nos Paços do Concelho de Resende.

No entanto, esta nova ambulância ainda não está ao dispor da população resendense, uma vez que aguarda ainda vistoria do INEM, licença para o transporte de doentes e equipamento SIRESP. “Esperamos muito em breve que esta nova ambulância esteja operacional para assim poder servir as nossas populações”, afirma o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende, Sérgio Monteiro, vincando a importância do novo equipamento para a frota da instituição.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | quarta-feira, 27 de abril de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Na última jornada do mês de Abril, o Grupo Desportivo de Resende conseguiu com a vitória por 2-1 sobre o Penalva do Castelo a ascenção ao 3º lugar do campeonato (47 pontos) numa altura em que faltam disputar apenas quatro jornadas até ao fim. Se as vitórias continuarem (esta foi a quarta consecutiva), os homens de Resende ainda podem sonhar com o 2º lugar (que dá acesso à Taça de Portugal) do qual estão a dois pontos, esperando que o Sátão escorregue nesta fase final de campeonato. Por outro lado, se ficar onde está iguala a prestação da época passada, sendo certo que o terceiro lugar não dá direito a nada, é como se diz na gíria “o segundo dos últimos”. Como previsto desde há muito, o Moimenta da Beira tornou-se no último domingo Campeão da Divisão de Honra da A.F. Viseu depois da vitória por 3-0 frente ao Silgueiros, somando 63 pontos e garantindo a subida ao Campeonato de Portugal Prio já na próxima época.

O Nespereira que disputou o Play-off de promoção à Divisão de Honra conseguiu virar o resultado desfavorável de 2-0 na primeira mão, vencendo no domingo passado o Nelas por um categórico 5-0 em sua casa, garantindo a promoção à maior divisão do distrito na próxima época.

No distrito do Porto, o Baião conseguiu este fim de semana uma importante vitória na luta pela manutenção na receção ao Rio Tinto por duas bolas a uma (2-1). O Baião tem agora 32 pontos e está na 16ª posição da tabela, a três pontos da linha de água. Também na A.F. Porto mas na 3º Divisão – Série 3 fim de campeonato para o Frende, Paços de Gaiolo e Ancede que terminam a ocupar os últimos três lugares da tabela. O Frende despediu-se desta época com um a vitória por 3-1 no terreno do Vila Boa de Quires e ficou na 13ª posição com 25 pontos conquistados. O Paços de Gaiolo deslocou-se a casa do Torrados de onde saiu derrotado por uns expressivos 3-0 e finda o campeonato na 14ª posição e a soma de 21 pontos. O Ancede folgou nesta última jornada e terminou este campeonato na 15ª posição com 11 pontos. Neste fim de campeonato e apesar dos três últimos lugares da tabela serem ocupados por estas três equipas fica a certeza de que não há descida e que para a próxima época há mais para estes históricos da região.

A equipa do Régua folgou neste último domingo, dia 24 de Abril, mas continua na terceira posição do campeonato com 50 pontos. Na próximo domingo desloca-se ao campo do Vila Pouca, 6º classificado,  para disputar a 28ª Jornada do campeonato da Divisão de Honra da A.F. Vila Real. O Santa Marta perdeu por 1-2 com o Vilar de Perdizes e cai assim para sétimo classificado. Na ida à casa do G.D.C. Salto, o Mesão Frio voltou a conhecer o sabor da vitória vencendo por 2-3 a equipa da casa. Tem agora 24 pontos e está na 13º posição da classificação.

Nos nacionais, o Cinfães deu nesta última jornada um passo muito importante no que diz respeito à manutenção no Campeonato de Portugal Prio derrotando o Vila Real em sua casa por 0-2. Até então, ambos os clubes tinham a mesma pontuação mas com esta vitória, o Cinfães mantém a 2º posição, agora com 30 pontos e fez cair o Vila Real para 4º classificado com 27 pontos, sendo agora o Sousense o 2º da tabela com 28 pontos. Faltam apenas três jornadas para o fim desta Fase de Manutenção da Série C do Campeonato de Portugal Prio e só algo de muito improvável que aconteça tirará a manutenção ao Clube Desportivo de Cinfães que recebe no próximo dia 30 de Abril, sábado, a equipa do Sobrado que permanece no último lugar e está praticamente condenada à descida de divisão.

O Sporting ainda foi líder por umas horas na I Liga de Futebol depois de vencer no sábado o União da Madeira em Alvalade por 2-0, com golos de Gutiérrez (7’) e João Mário (19’) ainda na primeira parte, mas o Benfica recuperou o 1º lugar da tabela no domingo com o golo precioso de Jimenez (73’) que deu a vitória por 1-0 sobre a equipa do Rio Ave num jogo que estava difícil de desbloquear para os pupilos de Rui Vitória. Também no sábado o F.C. Porto de José Peseiro venceu a equipa da briosa em Coimbra por 1-2, apesar de até ter estado a perder por 1-0. Os golos foram apontados por Pedro Nuno (25’), Rúben Neves (37’) e Brahimi (67’). A falta de pressão parece fazer com que a equipa dos dragões esteja agora mais à vontade no campeonato e possa assim jogar tranquilamente e mesmo começando a perder, ter a capacidade de dar a volta, algo que já não se via há muito no reino do Dragão. Assim sendo, o F.C. Porto beneficiando da derrota do Braga em Paços de Ferreira (1-0) assegura o terceiro lugar do campeonato com 67 pontos, posição da qual já não vai sair. O Sporting tem agora 77 pontos e continua a perseguição ao Benfica que tem 79 pontos, numa luta que se antevê a dois até ao último respirar do campeonato. Na próxima jornada, o Sporting joga uma cartada decisiva no Dragão e o Benfica recebe na Luz o Vitória de Guimarães. Cá estaremos para ver o que nos reserva esta fase final do Campeonato Nacional.

Bem aqui ao lado, em Madrid, as atenções viram-se para o lesionado Cristiano Ronaldo que já esteve afastado do último jogo do campeonato espanhol e da primeira mão das meias finais da Liga dos Campeões. O Jornal A Bola adianta a possibilidade de uma rotura muscular para CR7 relatando informações vindas de Espanha. Se assim for, Ronaldo poderá estar também fora da segunda mão das meias finais da prova milionária que tudo vai decidir depois do empate desta terça-feira a zero (0-0) na casa do Manchester City. Um assunto que imaginamos não deve alarmar só os responsáveis do Real Madrid mas também os da nossa Seleção Nacional que disputa em Junho o Euro 2016 em França e que conta com Cristiano Ronaldo em máxima força, algo que poderá não acontecer se o jogador contrair uma lesão ou acusar a sobrecarga de uma época inteira a jogar.

Marcamos encontro na próxima terça-feira para mais um Balanço da Jornada, numa altura em que vários campeonatos se começam a decidir.

João Pereira
joãopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | terça-feira, 19 de abril de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 15 de abril, o Externato D. Afonso Henriques, em Resende, voltou, pelo quarto ano consecutivo, num notável crescendo de dimensão, a entrar na máquina do tempo que nos levou até à idade média para a IV Feira Medieval da nossa escola.

Muitos foram os alunos, funcionários e professores que tiveram uma semana atarefada para que fosse possível realizar esta feira, quer contribuindo para a organização, quer preparando atividades para apresentar ao longo deste dia.

O mau tempo não foi obstáculo à realização da feira que, por isso, se realizou no interior do pavilhão desportivo do Externato, que nesse dia se transformou numa verdadeira praça da época medieval recriada através das barracas com artigos, instrumentos, produtos, jogos tradicionais da altura e dos alunos vestidos a rigor.

Tudo começou com o típico desfile no qual se junta toda a gente com os seus disfarces medievais, desfile que abre a feira ano após ano, sendo a primeira de muitas atividades que acontecem neste dia, entre danças, teatros, demonstrações e até mesmo refeições medievais, fazendo tudo remontar àquela época. Tudo isto decorre durante todo o dia, prolongando-se pela noite dentro com um sarau onde a comunidade envolvente pôde também participar.

E assim se passou mais um dia em que o Externato, pela quarta vez, recuou no tempo até à época medieval.

Pe Miguel Peixoto
Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Mais uma semana, mais uma jornada e mais um balanço! Esta semana voltamos a começar pelo Grupo Desportivo de Resende que ao vencer o último classificado (e praticamente condenado à descida de divisão), o Viseu e Benfica, no último domingo (17 de Abril) igualou o melhor registo da temporada ao conseguir novamente três vitórias consecutivas. Para além dos dados estatísticos, esta vitória permitiu a aproximação ao Silgueiros (3º classificado) que perdeu em casa frente ao Mangualde que luta neste momento para se manter na maior divisão da A.F. Viseu. Depois desta 25ª Jornada, o G.D. Resende tem agora 44 pontos e está a 1 ponto do terceiro lugar, a 5 pontos do segundo, o Sátão que venceu o Alvite por 4-1 e a 16 pontos do primeiro, o Moimenta da Beira que foi a S. Pedro do Sul derrotar a equipa da casa por 0-2 e que só dificilmente não alcançará o título, estando neste momento a uma vitória de se sagrar campeão da Divisão de Honra da A.F. Viseu. Mas, nestas coisas não devemos só olhar para a frente e convém também olhar de vez em quando para trás: o Penalva do Castelo é 5º classificado tem menos quatro pontos que o Resende e no próximo fim de semana há confronto direto no Estádio Municipal de Fornelos.

Na 1ª Divisão da A.F. Viseu já começaram os play-offs de promoção ao mais alto escalão do distrito e neles participa também o Nespereira, clube do concelho de Cinfães que na primeira mão em casa do Nelas foi derrotado por 2-0. A ver vamos se o histórico clube da região que já esteve por várias vezes na Divisão de Honra consegue inverter o resultado de desvantagem na segunda mão que está marcada para o dia 24 de abril, domingo, em Nespereira.

O Baião que joga a Divisão Pró-Elite Nacional da Associação de Futebol do Porto foi derrotado este fim-de-semana em casa do 3º classificado, o Valadares de Gaia. Esta derrota complica a vida ao Baião na maior divisão do distrito, uma vez que cai para o 18º lugar e tem os mesmos 29 pontos que o S. Pedro da Cova e mais 5 pontos que o Perafita, os dois últimos lugares da tabela que dão direito a despromoção. Ainda faltam sete jornadas para o fim do campeonato e já no próximo Domingo, dia 24 de abril o Baião recebe o Rio Tinto que ocupa neste momento o quinto lugar da tabela classificativa.
Também no distrito do Porto, o Frende, Paços de Gaiolo e Ancede continuam a ocupar os últimos lugares do campeonato da 3º Divisão – Série 3. O Frende foi derrotado em casa por 0-3 frente à equipa do Torrados e continua com 22 pontos (13º classificado). A equipa do Paços de Gaiolo (14º classificado) que tem menos um ponto que o Frende também acabou derrotada em casa no último fim de semana, num jogo em que o FC Parada levou a melhor vencendo por 2-3. O Ancede (15º classificado) continua fixado no último lugar com 11 pontos e no último domingo ainda conseguiu marcar três golos na receção ao quarto classificado, mas acabou derrotado pela A.D. Várzea por 3-4.
No distrito de Vila Real, a equipa do Régua empatou a zero em sua casa na 26ª Jornada do campeonato da Divisão de Honra frente ao modesto Vidago que ocupa o 12º lugar do campeonato com 25 pontos. Após esta jornada, a equipa de Peso da Régua tem agora 50 pontos e caiu para o 3º lugar da tabela sendo ultrapassado pelo Vilar Perdizes que tem agora 53 pontos e é 2º classificado. O Santa Marta venceu em Murça por 0-3, tem agora 39 pontos e é sétimo classificado. Já o Mesão Frio voltou a perder, desta feita por 1-4 pelo G.D. Cerva e continua 21 pontos. Faltam agora quatro jornadas para o fim do campeonato da Divisão de Honra e o Montalegre continua bem lançado para se sagrar campeão depois da conquista de mais três pontos em casa do Vila Pouca por 0-4 que o faz ter agora 64 pontos. Esta é a única divisão da Associação de Futebol de Vila Real e por isso não está em causa a descida de qualquer clube.

Na 10ª Jornada do Campeonato de Portugal Prio, o C.D. Cinfães empatou este domingo em casa com o primeiro classificado, o Salgueiros (35 pontos) e deixou-se apanhar na pontuação pelo Vila Real. Ambas as equipas têm neste momento 27 pontos e defrontam-se na próxima jornada, um jogo a ser disputado na cidade de Vila Real que poderá definir esta fase de manutenção da Série C, numa altura em que faltam apenas quatro jogos para o fim. Apesar da igualdade pontual, o Cinfães mantem-se no 2º lugar e tudo indica que irá conseguir a manutenção no Campeonato de Portugal Prio.

No futebol profissional, o F.C. Porto regressou às vitórias na I Liga e no Estádio do Dragão ao vencer o Nacional por uns expressivos 4-0 com golos de Varela, Herrera, Danilo e Aboubakar. Tem agora 64 pontos e já não deverá sair da terceira posição do campeonato. O dia do regresso às vitórias dos dragões ficou também marcado pela reeleição de Pinto da Costa como Presidente do clube com 79% dos votos, a votação mais baixa de todas aquelas em que concorreu sozinho. No entanto e numa entrevista dada ontem, um dia após a reeleição, apontou à comunicação social e disse não sentir que os sócios lhe deram um cartão amarelo porque “dos 21 por cento de votos nulos, muitos foram-no porque as pessoas escreveram palavras de incentivo para Pinto da Costa e FC Porto”.

O Sporting também venceu na jornada trinta da I Liga derrotando em Moreira de Cónegos a equipa da casa por 0-1 com um golo de Slimani. A equipa de Alvalade mantém assim a perseguição ao Benfica que recuperou a liderança esta segunda-feira ao vencer na Luz o Vitória de Setúbal por 2-1, depois de até ter estado a perder. Do lado do Benfica, os golos foram apontados por Jonas e Jardel e do Setúbal por André Claro, tudo ainda na primeira parte da partida. Assim sendo, os encarnados têm agora 76 pontos mais dois que o Sporting. O Benfica está bem colocado para revalidar o título de Campeão Nacional quando faltam jogar quatro verdadeiras finais e como diz o ditado popular “Candeia que vai à frente alumia duas vezes”, mas a ver vamos se o clube da Luz não deixa fugir o título para o Sporting que continua à espreita.

Hoje não vamos tão longe na parte internacional e ficamo-nos pelo país vizinho, Espanha, para falar do Barcelona que depois da eliminação na Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid a meio da semana deixou-se também apanhar pelos “colchoneros” no fim de semana na Liga Espanhola após a derrota em casa com o Valência por 1-2. Também a equipa de Cristiano Ronaldo que apontou um golo na vitória sobre o Getafe por 1-5 beneficiou com este resultado do Barcelona, estando agora o Real Madrid, apenas a um ponto da liderança, deixando o campeonato espanhol ao rubro. Assim sendo, Barcelona e Atlético somam 76 pontos e o Real Madrid 75 pontos, faltando jogar cinco jornadas.

Por esta semana é tudo e já não foi pouco! Até ao próximo “Balanço da Jornada”!

João Pereira
Por Unknown | terça-feira, 12 de abril de 2016 | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
A partir de hoje e todas as terças-feiras até ao fim dos vários campeonatos, “O Balanço da Jornada” analisa tudo o que de mais importante se passa no futebol e no desporto da região, mas também a nível nacional e internacional no seu site de notícias. Aqui, serão esmiuçadas as prestações das diversas equipas da nossa região nas competições em que se inserem na Associação de Futebol de Viseu, na A.F. Porto, na A.F. Vila Real e claro, sem esquecer o Campeonato de Portugal Prio, correspondente à antiga 3º Divisão Nacional. O futebol nacional e internacional de grande nível bem como outros desportos, sempre que se justificar, também não serão esquecidos.

O destaque deste primeiro balanço vai para o Grupo Desportivo de Resende que nas últimas duas jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. A primeira na casa do Tarouquense a 3 de abril referente à 23ª Jornada, numa das duas vezes em que conseguiu vencer fora de casa esta temporada e a outra na receção ao Lamelas, no passado Domingo (10 de abril) por 2-0, na 24ª Jornada. Assim sendo, e quando faltam disputar 6 jornadas até ao fim do campeonato da Divisão de Honra da A.F. Viseu o Resende soma 41 pontos, menos 3 pontos e um lugar abaixo (4º lugar) que em igual período do ano passado. Para além disso, na época transata por esta altura o Grupo Desportivo de Resende permanecia a 7 pontos do primeiro classificado e neste momento encontra-se a 17 pontos do Moimento da Beira, nada mais nada menos que primeiro classificado e grande candidato à subida depois de nesta última jornada ter derrotado o 2º classificado (Sátão) por 3-1 arrastando os pontos que agora os separam para 11. Só uma hecatombe tirará o título de campeão da Divisão de Honra e respetiva subida a este Moimenta.

Quanto ao Resende e para finalizar, podemos dizer que faz nesta época uma manutenção tranquila e ainda pode sonhar alcançar o segundo lugar do qual se encontra a 5 pontos ou o terceiro do qual se encontra a 4 pontos, embora o Silgueiros (3º lugar) tenha menos um jogo e embora saibamos que será difícil os homens de Resende conseguirem melhor que o terceiro lugar da última época num ano em que os resultados foram muitas vezes melhores que as exibições apresentadas aos adeptos quando comparadas com o futebol que estes jogadores (quase todos os mesmos) mostraram na época 2014/2015 onde estiveram na luta pelo título. A ver vamos se consegue preservar o 4º lugar pois o Penalva do Castelo (5º lugar) também só se encontra a 4 pontos.

Ainda na Associação de Futebol de Viseu mas na 1ª Divisão – Zona Norte, o Nespereira terminou a fase regular do campeonato em 3º lugar da tabela classificativa com 39 pontos, o que lhe dá direito a disputar o Play-off de promoção ao principal escalão do distrito com o Nelas (3º classificado da Zona Sul) com a primeira mão a disputar-se já no dia 17 de Abril e a segunda mão marcada para 24 de abril. O Oliveira do Douro que milita também nesta divisão terminou a fase regular em 10º lugar com 14 pontos conquistados, com a certeza de que apesar do penúltimo lugar da tabela não há descida mas também com a certeza que dias melhores virão para este clube histórico da região.

Na A. F. Porto, o Baião que na época passada subiu à Divisão de Elite – Pró Nacional venceu na última jornada em sua casa o Aliados de Lordelo por 1-0 e continua a sua marcha no campeonato pela manutenção e está em 16º lugar num total de 20, embora esteja apenas a um ponto da linha de água. Vida difícil para os homens de Baião na Divisão mais alta da Associação de Futebol do Porto quando faltam jogar 8 jornadas para o fim, clube que esperamos se consiga manter ao mais alto nível. Ainda no Porto, olhamos ainda para a 2º Divisão – Série 3 onde o Frende (13º lugar), o Paços de Gaiolo (14º lugar) e o Ancede (15º lugar) ocupam os últimos 3 lugares da tabela classificativa. Na última jornada jogada no dia 10 de abril, o Frende e o Paços de Gaiolo até ganharam fora, em casa do Parada por 0-1 e do S. Lourenço do Douro por 2-3, respetivamente. O Ancede saiu derrotado por 3-1 no campo do Macieira.

Mudando de região e falando agora do Régua que milita na A. F. Vila Real e está a fazer um bom campeonato, estando nesta altura no 3º lugar com 49 pontos, a um do 2º classificado (Vilar de Perdizes) e a 11 do primeiro (Montalegre), equipa que foi vencer no passado fim-de-semana por 0-1. Também o Santa Marta venceu nesta 25ª Jornada o Ribeira de Pena e tem agora 36 pontos, permanecendo no 7º lugar. O Mesão Frio foi goleado em casa do Abambres por 7-2 e está no lugar 13 da tabela.

É altura de ir aos campeonatos nacionais: o CD Cinfães, histórico da região e do Distrito de Viseu no que aos nacionais diz respeito disputa neste momento a fase de manutenção do Campeonato Portugal Prio onde está muito bem na tabela classificativa, ocupando o 2º lugar com 26 pontos depois do empate em casa do Coimbrões a uma bola (1-1) na Jornada 9 no último domingo (10/04). Ainda faltam cinco longas jornadas e nada está decidido, mas o Cinfães está bem lançado para garantir a manutenção e fazer justiça à sua história cada vez mais nacional.

Quase a terminar primeiro “Balanço da Jornada”, atenção ainda para a jornada do último fim-de-semana da Primeira Liga portuguesa com o Benfica bem lançado para o título de campeão nacional depois da difícil vitória no campo da Académica (1-2) mas com o Sporting a não desarmar a perseguição com a vitória por (3-1) na receção ao Marítimo. O destaque pela negativa vai para o Porto, que voltou a perder por 1-0 depois do desaire com o Tondela desta feita na visita à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira e está agora a 12 pontos do líder Benfica. Vida difícil para o Porto de Pinto de Costa que assumiu na semana passada que a equipa “bateu no fundo” e que se recandidata para “voltar a ganhar”. Não mais fácil está a vida do timoneiro José Peseiro que desde que chegou ao Dragão perdeu cinco dos doze jogos nas diversas competições em que os Dragões participaram. No entanto, é difícil apontar a maioria das culpas a José Peseiro: chegou a meio da época, não foi ele que construiu a equipa, não teve reforços e também não teve tempo de impingir o seu modelo tático. A ver vamos se o histórico presidente portista conta com ele para a equipa de “carácter” que quer para a próxima época, sendo que a pré-época já começou com uma derrota e há mais cinco jogos para o campeonato antes da final da Taça de Portugal com o Braga que é imperativo ganhar.

Por essa Europa fora, impossível não falar do “pequenino” Leicester que ameaça tornar-se grande caso vença o campeonato inglês. A equipa que subiu na época 2014/2015 à Premier League continua firme no primeiro lugar depois da vitória frente ao Sunderland (0-2), tem agora 72 pontos e continua com sete pontos de avanço sobre os Spurs que tem 65. Faltam cinco jornadas para o fim, mas dá para prever que alguns adeptos do modesto Leicester vão enriquecer com as apostas que fizeram no início da época.

Para a semana marcamos encontro para mais um balanço! Até lá!

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | segunda-feira, 11 de abril de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários

O forte nevão verificado desde a madrugada voltou a cortar o trânsito esta manhã de segunda-feira em algumas estradas que atravessam a Serra do Montemuro, entre elas ER 321 que liga Tendais a Cinfães – do km 38 ao km 45; EM 553 entre Feirão/Felgueiras/Resende e ainda a EN 2 – Bigorne – Lamego entre o Km 199 e o KM 122 de acordo com informação da Guarda Nacional Republicana de Viseu no facebook.

Este cenário tinha sido previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que alertava para tempo frio e instável entre os dias 10 e 12 de Abril com queda de neve acima de 800 a 1000 metros de altitude, em especial nas serras da Peneda-Gerês, Larouco, Alvão, Marão, Montezinho, Estrela e Montemuro, devendo, neste período, dar origem a maiores quantidades de neve acumulada no solo nos locais acima dos 1200 a 1400 metros. O comunicado do IPMA advertia ainda para a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.  Quanto ao vento, irá soprar moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h no litoral oeste, e forte a muito forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 110 km/h.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros, em especial a partir da tarde, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e que serão mais frequentes nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A Queda de neve deverá ocorrer nas regiões Norte e Centro acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1000/1200 metros na região Norte e para 1200/1400 metros na região Centro. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas, por vezes com rajadas respectivamente até 70 km/h e até 90 km/h. A temperatura mínima deverá sofrer uma pequena descida na região Norte e litoral Centro.

Na terça-feira, dia 12 de Abril, o tempo deve manter-se instável com a ocorrência de neve entre os 1200/1400 metros de altitude e na Região Norte entre os 1000/1200 até ao meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul e moderado a forte entre os 30km/h e 45km/h, com rajadas que podem atingir os 70 km/h a norte do Cabo Raso e nas terras altas. A temperatura mínima vai registar um pequeno aumento.

De acordo com a GNR de Viseu, às 12h00 apenas se encontrava encerrada a Estrada Municipal 553 entre Feirão/Felgueiras/Resende.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | sábado, 9 de abril de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 15 de abril de 2016, sexta feira, o Externato D. Afonso Henriques irá acolher a IV Feira Medieval, organizada pela comunidade escolar do mesmo estabelecimento de ensino.

Programa da Feira Medieval:
10:00 - Abertura da Feira
11:00 - Desfile temático
11:30 - Atuação da Afontuna
12:30 - Repasto Medieval
14:00 - Atividades medievais
19:30 - Ceia medieval
20:30 - SARAU
- Classe de espada
- Musica Medievo
- Encenação
- Bailias Medievais
- Afontuna
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Depois de duas derrotas consecutivas, frente ao Sobrado (2-0) e Sousense (2-1) que deixavam o Cinfães atrasado na luta pela objetivo da manutenção, os últimos dois jogos em casa voltaram a trazer tranquilidade às hostes cinfanenses. A vitória na receção ao Amarante na 7ª Jornada, a última da primeira volta da fase de manutenção, por 2-0 com golos de Alex Silva (12’) e Serra (83’) colocava o Clube Desportivo de Cinfães de novo no topo da tabela ocupando na altura o terceiro lugar com 22 pontos.

A 4 de Abril, Domingo, a equipa cinfanense confirmava o regresso às vitórias consecutivas. De novo em casa, desta feita frente ao Tirsense por 1-0 com o golo solitário de Rui Filipe aos 67 minutos da partida, neste que era o primeiro jogo da segunda volta (8ª Jornada) deste Campeonato Portugal Prio –  Série C – Fase de Manutenção.

Com estas duas vitórias consecutivas, o CD Cinfães ascendeu ao segundo lugar da tabela classificativa, tendo agora 25 pontos (mais um que o 3º Classificado – Vila Real; e menos 6 que o 1º Classificado – Salgueiros) à entrada nesta fase derradeira da competição que vai decidir quem desce e quem permanece no Campeonato de Portugal Prio na próxima época.

O Cinfães tem agora pela frente nas próximas jornadas a deslocação a Coimbrões que neste momento é o 7º Classificado, na 9ª Jornada, a 10 de Abril. Na semana a seguir, a 17 de Abril volta a jogar em casa e recebe o primeiro classificado atual, o Salgueiros num jogo que promete ser escaldante. A terminar este mês de Abril decisivo para as contas do campeonato, o Cinfães desloca-se a Vila Real no dia 24 e no dia 30 na partida referente à 12ª Jornada recebe em sua casa, no Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto, o Sobrado que neste momento é o último classificado, ocupando a 8ª posição.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com

Vídeo CD Cinfães 1 vs Tirsense 0: http://sportviseu.com/index.php/ii-divisao-zona-norte/cinfaes/item/3368-segunda-vitoria-consecutiva-da-tranquilidade-e-subida-ao-segundo-lugar-com-video
Por Unknown | sexta-feira, 8 de abril de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A 10ª Edição da Festa das Cavacas acontece no próximo dia 24 de Abril, entre as 11h e as 18h, no Celeiro Multiusos de Caldas de Aregos, como aliás já é habitual desde o início deste certame.

A organização conjunta da Companhia de Águas de Caldas de Aregos e o Município de Resende conta com os habituais stands de venda dos vários produtores do doce tradicional do concelho mas também conta com a presença de vinhos, licores e artesanato da região.

O Município de Resende e a CP voltam a estar juntos nesse dia com a oferta de 30% de desconto no bilhete a quem viajar de comboio até à Estação de Aregos (Tormes), na margem direita do rio Douro, concelho de Baião. Depois da chegada à Estação de Aregos, o Município assegura a travessia a quem pretender para a outra margem, onde decorre a Festa das Cavacas, através de uma Embarcação Turística bem com o respetivo regresso. Para quem pretender passar um fim-de-semana pelo Douro, três unidades hoteleiras do concelho dispõe de alojamento a partir de 20€ por pessoa/noite e oferta de circuito e experiência termal, nas famosas Termas de Caldas de Aregos.

A Festa das Cavacas conta ainda com animação cultural durante o dia a cargo do Grupo de Bombos de S. Romão, da Orquestra da Academia de Música de Resende, da Classe de Acordeões e Concertinas da Academia de Música de Resende e ainda do Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros de Cárquere”.

Todos os produtores de Cavacas de Resende presentes receberão da parte do Município um Certificado de Participação no certame e haverá ainda a distinção das “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas” que consiste na atribuição de incentivos monetários aos três produtores de cavacas que mais se evidenciarem.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com