Na 1ª Divisão da A.F. Viseu já começaram os play-offs de promoção ao mais alto escalão do distrito e neles participa também o Nespereira, clube do concelho de Cinfães que na primeira mão em casa do Nelas foi derrotado por 2-0. A ver vamos se o histórico clube da região que já esteve por várias vezes na Divisão de Honra consegue inverter o resultado de desvantagem na segunda mão que está marcada para o dia 24 de abril, domingo, em Nespereira.
O Baião que joga a Divisão Pró-Elite Nacional da Associação de Futebol do Porto foi derrotado este fim-de-semana em casa do 3º classificado, o Valadares de Gaia. Esta derrota complica a vida ao Baião na maior divisão do distrito, uma vez que cai para o 18º lugar e tem os mesmos 29 pontos que o S. Pedro da Cova e mais 5 pontos que o Perafita, os dois últimos lugares da tabela que dão direito a despromoção. Ainda faltam sete jornadas para o fim do campeonato e já no próximo Domingo, dia 24 de abril o Baião recebe o Rio Tinto que ocupa neste momento o quinto lugar da tabela classificativa.
Também no distrito do Porto, o Frende, Paços de Gaiolo e Ancede continuam a ocupar os últimos lugares do campeonato da 3º Divisão – Série 3. O Frende foi derrotado em casa por 0-3 frente à equipa do Torrados e continua com 22 pontos (13º classificado). A equipa do Paços de Gaiolo (14º classificado) que tem menos um ponto que o Frende também acabou derrotada em casa no último fim de semana, num jogo em que o FC Parada levou a melhor vencendo por 2-3. O Ancede (15º classificado) continua fixado no último lugar com 11 pontos e no último domingo ainda conseguiu marcar três golos na receção ao quarto classificado, mas acabou derrotado pela A.D. Várzea por 3-4.
No distrito de Vila Real, a equipa do Régua empatou a zero em sua casa na 26ª Jornada do campeonato da Divisão de Honra frente ao modesto Vidago que ocupa o 12º lugar do campeonato com 25 pontos. Após esta jornada, a equipa de Peso da Régua tem agora 50 pontos e caiu para o 3º lugar da tabela sendo ultrapassado pelo Vilar Perdizes que tem agora 53 pontos e é 2º classificado. O Santa Marta venceu em Murça por 0-3, tem agora 39 pontos e é sétimo classificado. Já o Mesão Frio voltou a perder, desta feita por 1-4 pelo G.D. Cerva e continua 21 pontos. Faltam agora quatro jornadas para o fim do campeonato da Divisão de Honra e o Montalegre continua bem lançado para se sagrar campeão depois da conquista de mais três pontos em casa do Vila Pouca por 0-4 que o faz ter agora 64 pontos. Esta é a única divisão da Associação de Futebol de Vila Real e por isso não está em causa a descida de qualquer clube.
Na 10ª Jornada do Campeonato de Portugal Prio, o C.D. Cinfães empatou este domingo em casa com o primeiro classificado, o Salgueiros (35 pontos) e deixou-se apanhar na pontuação pelo Vila Real. Ambas as equipas têm neste momento 27 pontos e defrontam-se na próxima jornada, um jogo a ser disputado na cidade de Vila Real que poderá definir esta fase de manutenção da Série C, numa altura em que faltam apenas quatro jogos para o fim. Apesar da igualdade pontual, o Cinfães mantem-se no 2º lugar e tudo indica que irá conseguir a manutenção no Campeonato de Portugal Prio.
No futebol profissional, o F.C. Porto regressou às vitórias na I Liga e no Estádio do Dragão ao vencer o Nacional por uns expressivos 4-0 com golos de Varela, Herrera, Danilo e Aboubakar. Tem agora 64 pontos e já não deverá sair da terceira posição do campeonato. O dia do regresso às vitórias dos dragões ficou também marcado pela reeleição de Pinto da Costa como Presidente do clube com 79% dos votos, a votação mais baixa de todas aquelas em que concorreu sozinho. No entanto e numa entrevista dada ontem, um dia após a reeleição, apontou à comunicação social e disse não sentir que os sócios lhe deram um cartão amarelo porque “dos 21 por cento de votos nulos, muitos foram-no porque as pessoas escreveram palavras de incentivo para Pinto da Costa e FC Porto”.
O Sporting também venceu na jornada trinta da I Liga derrotando em Moreira de Cónegos a equipa da casa por 0-1 com um golo de Slimani. A equipa de Alvalade mantém assim a perseguição ao Benfica que recuperou a liderança esta segunda-feira ao vencer na Luz o Vitória de Setúbal por 2-1, depois de até ter estado a perder. Do lado do Benfica, os golos foram apontados por Jonas e Jardel e do Setúbal por André Claro, tudo ainda na primeira parte da partida. Assim sendo, os encarnados têm agora 76 pontos mais dois que o Sporting. O Benfica está bem colocado para revalidar o título de Campeão Nacional quando faltam jogar quatro verdadeiras finais e como diz o ditado popular “Candeia que vai à frente alumia duas vezes”, mas a ver vamos se o clube da Luz não deixa fugir o título para o Sporting que continua à espreita.
Hoje não vamos tão longe na parte internacional e ficamo-nos pelo país vizinho, Espanha, para falar do Barcelona que depois da eliminação na Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid a meio da semana deixou-se também apanhar pelos “colchoneros” no fim de semana na Liga Espanhola após a derrota em casa com o Valência por 1-2. Também a equipa de Cristiano Ronaldo que apontou um golo na vitória sobre o Getafe por 1-5 beneficiou com este resultado do Barcelona, estando agora o Real Madrid, apenas a um ponto da liderança, deixando o campeonato espanhol ao rubro. Assim sendo, Barcelona e Atlético somam 76 pontos e o Real Madrid 75 pontos, faltando jogar cinco jornadas.
Por esta semana é tudo e já não foi pouco! Até ao próximo “Balanço da Jornada”!