O destaque deste primeiro balanço vai para o Grupo Desportivo de Resende que nas últimas duas jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. A primeira na casa do Tarouquense a 3 de abril referente à 23ª Jornada, numa das duas vezes em que conseguiu vencer fora de casa esta temporada e a outra na receção ao Lamelas, no passado Domingo (10 de abril) por 2-0, na 24ª Jornada. Assim sendo, e quando faltam disputar 6 jornadas até ao fim do campeonato da Divisão de Honra da A.F. Viseu o Resende soma 41 pontos, menos 3 pontos e um lugar abaixo (4º lugar) que em igual período do ano passado. Para além disso, na época transata por esta altura o Grupo Desportivo de Resende permanecia a 7 pontos do primeiro classificado e neste momento encontra-se a 17 pontos do Moimento da Beira, nada mais nada menos que primeiro classificado e grande candidato à subida depois de nesta última jornada ter derrotado o 2º classificado (Sátão) por 3-1 arrastando os pontos que agora os separam para 11. Só uma hecatombe tirará o título de campeão da Divisão de Honra e respetiva subida a este Moimenta.
Quanto ao Resende e para finalizar, podemos dizer que faz nesta época uma manutenção tranquila e ainda pode sonhar alcançar o segundo lugar do qual se encontra a 5 pontos ou o terceiro do qual se encontra a 4 pontos, embora o Silgueiros (3º lugar) tenha menos um jogo e embora saibamos que será difícil os homens de Resende conseguirem melhor que o terceiro lugar da última época num ano em que os resultados foram muitas vezes melhores que as exibições apresentadas aos adeptos quando comparadas com o futebol que estes jogadores (quase todos os mesmos) mostraram na época 2014/2015 onde estiveram na luta pelo título. A ver vamos se consegue preservar o 4º lugar pois o Penalva do Castelo (5º lugar) também só se encontra a 4 pontos.
Ainda na Associação de Futebol de Viseu mas na 1ª Divisão – Zona Norte, o Nespereira terminou a fase regular do campeonato em 3º lugar da tabela classificativa com 39 pontos, o que lhe dá direito a disputar o Play-off de promoção ao principal escalão do distrito com o Nelas (3º classificado da Zona Sul) com a primeira mão a disputar-se já no dia 17 de Abril e a segunda mão marcada para 24 de abril. O Oliveira do Douro que milita também nesta divisão terminou a fase regular em 10º lugar com 14 pontos conquistados, com a certeza de que apesar do penúltimo lugar da tabela não há descida mas também com a certeza que dias melhores virão para este clube histórico da região.
Na A. F. Porto, o Baião que na época passada subiu à Divisão de Elite – Pró Nacional venceu na última jornada em sua casa o Aliados de Lordelo por 1-0 e continua a sua marcha no campeonato pela manutenção e está em 16º lugar num total de 20, embora esteja apenas a um ponto da linha de água. Vida difícil para os homens de Baião na Divisão mais alta da Associação de Futebol do Porto quando faltam jogar 8 jornadas para o fim, clube que esperamos se consiga manter ao mais alto nível. Ainda no Porto, olhamos ainda para a 2º Divisão – Série 3 onde o Frende (13º lugar), o Paços de Gaiolo (14º lugar) e o Ancede (15º lugar) ocupam os últimos 3 lugares da tabela classificativa. Na última jornada jogada no dia 10 de abril, o Frende e o Paços de Gaiolo até ganharam fora, em casa do Parada por 0-1 e do S. Lourenço do Douro por 2-3, respetivamente. O Ancede saiu derrotado por 3-1 no campo do Macieira.
Mudando de região e falando agora do Régua que milita na A. F. Vila Real e está a fazer um bom campeonato, estando nesta altura no 3º lugar com 49 pontos, a um do 2º classificado (Vilar de Perdizes) e a 11 do primeiro (Montalegre), equipa que foi vencer no passado fim-de-semana por 0-1. Também o Santa Marta venceu nesta 25ª Jornada o Ribeira de Pena e tem agora 36 pontos, permanecendo no 7º lugar. O Mesão Frio foi goleado em casa do Abambres por 7-2 e está no lugar 13 da tabela.
É altura de ir aos campeonatos nacionais: o CD Cinfães, histórico da região e do Distrito de Viseu no que aos nacionais diz respeito disputa neste momento a fase de manutenção do Campeonato Portugal Prio onde está muito bem na tabela classificativa, ocupando o 2º lugar com 26 pontos depois do empate em casa do Coimbrões a uma bola (1-1) na Jornada 9 no último domingo (10/04). Ainda faltam cinco longas jornadas e nada está decidido, mas o Cinfães está bem lançado para garantir a manutenção e fazer justiça à sua história cada vez mais nacional.
Quase a terminar primeiro “Balanço da Jornada”, atenção ainda para a jornada do último fim-de-semana da Primeira Liga portuguesa com o Benfica bem lançado para o título de campeão nacional depois da difícil vitória no campo da Académica (1-2) mas com o Sporting a não desarmar a perseguição com a vitória por (3-1) na receção ao Marítimo. O destaque pela negativa vai para o Porto, que voltou a perder por 1-0 depois do desaire com o Tondela desta feita na visita à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira e está agora a 12 pontos do líder Benfica. Vida difícil para o Porto de Pinto de Costa que assumiu na semana passada que a equipa “bateu no fundo” e que se recandidata para “voltar a ganhar”. Não mais fácil está a vida do timoneiro José Peseiro que desde que chegou ao Dragão perdeu cinco dos doze jogos nas diversas competições em que os Dragões participaram. No entanto, é difícil apontar a maioria das culpas a José Peseiro: chegou a meio da época, não foi ele que construiu a equipa, não teve reforços e também não teve tempo de impingir o seu modelo tático. A ver vamos se o histórico presidente portista conta com ele para a equipa de “carácter” que quer para a próxima época, sendo que a pré-época já começou com uma derrota e há mais cinco jogos para o campeonato antes da final da Taça de Portugal com o Braga que é imperativo ganhar.
Por essa Europa fora, impossível não falar do “pequenino” Leicester que ameaça tornar-se grande caso vença o campeonato inglês. A equipa que subiu na época 2014/2015 à Premier League continua firme no primeiro lugar depois da vitória frente ao Sunderland (0-2), tem agora 72 pontos e continua com sete pontos de avanço sobre os Spurs que tem 65. Faltam cinco jornadas para o fim, mas dá para prever que alguns adeptos do modesto Leicester vão enriquecer com as apostas que fizeram no início da época.
Para a semana marcamos encontro para mais um balanço! Até lá!