Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | terça-feira, 31 de maio de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários


Apesar de a chuva não ter dado tréguas durante todo o fim de semana, passaram pela 15.ª edição do Festival da Cereja milhares de visitantes, confirmando que a cereja de Resende tem cada vez mais projeção nacional.

Durante dois dias, cerca de uma centena de produtores locais disponibilizaram este fruto que não ultrapassou o valor de 5,00 euros/kg. Variados produtos e peças de artesanato ligados à cereja também estiveram disponíveis durante todo o fim de semana. E como não há festa sem música e dança, diversos grupos e ranchos tradicionais do concelho asseguraram a animação musical do certame. No domingo, à tarde, a chuva deu algumas tréguas, permitindo a realização do desfile, este ano, subordinado à temática “As Verdades da Cereja” que contou com a participação de cerca de 600 crianças que frequentam o pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos nos estabelecimentos de ensino do concelho.

No primeiro dia do Festival da Cereja, dia 28 de maio, Resende recebeu a visita do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que teve oportunidade de visitar a Feira da Cereja e contactar diretamente com os produtores. Nesta visita, o Presidente do Município, Garcez Trindade, sensibilizou o Ministro da Agricultura para as dificuldades que os produtores de cereja estão a enfrentar devido à quebra de produção de cereja, que poderá chegar aos 60%, provocada pelas condições climatéricas adversas verificadas este ano.

O festival deste ano apresentou como novidade o programa de incentivos “Melhor doce/bolo de cereja de Resende”, ao qual concorreram cerca de duas dezenas de resendenses que apresentaram iguarias de elevada qualidade e originalidade. Assim, a vencedora do programa foi Maria da Graça Teixeira, Idalécio Filipe Pereira conquistou o segundo lugar, sendo que em terceiro lugar ficou Isabel Piedade. Com este programa de incentivos, o Município de Resende pretende incentivar a criação de um doce/bolo que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, de forma a valorizar a cereja e promover o empreendedorismo na transformação do produto.

Há 15 anos, a primeira edição do Festival da Cereja trouxe um enorme impacto ao concelho de Resende, criando uma marca que lhe deu grande notoriedade e que tem vindo a acentuar-se de ano para ano.
Por Unknown | sexta-feira, 27 de maio de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Luis Soares, Presidente da Federação Distrital de Viseu da Juventude Socialista e cabeça de lista por Cinfães ao XXI Congresso Nacional do Partido Socialista, que se realiza em Lisboa, nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, sai em defesa dos jovens do interior de Portugal.

O jovem socialista, tem se mostrado um grande defensor do território do interior e insiste em trazer o debate para cima da mesa. Anteriormente, já tinha levado ao Congresso Distrital de Viseu do PS, uma moção em defesa dos jovens do distrito de Viseu e do seu território, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade pela reunião magna distrital do partido.

Posterior a isso, aquando da visita do Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS António Costa a Viseu, para apresentar a sua moção ao XXI Congresso Nacional, Luis Soares entregou esse mesmo documento ao Primeiro-Ministro, para que pudesse ser tomado em conta em futuras medidas a implementar na região.

Agora, o Presidente da Federação Distrital de Viseu da JS, vai mais longe e alarga a sua defesa a todo o território do interior e aos seus jovens, levando ao XXI Congresso Nacional do PS uma moção setorial “Em defesa dos jovens do interior de Portugal”.

A moção setorial apresenta propostas concretas para o desenvolvimento do interior e para a fixação dos seus jovens, incidindo nas áreas da Educação, Emprego, Empreendedorismo, Habitação e Cultura. No entanto, o dirigente jovem socialista frisa ainda que encara o acesso à saúde e à justiça, como sendo igualmente preponderantes no desenvolvimento pleno dos jovens sendo, assim, elementos diferenciadores na hora de escolher o seu local de fixação.

Para Luis Soares, “este documento serve como ponto de partida ou base, nas políticas de juventude que consideramos essenciais virem a ser implementadas”, referindo ainda “Nós estamos, como sempre estivemos, prontos para contribuir com ideias e soluções para projetar o interior do nosso Portugal e as gentes que por aqui habitam, para que possam ter um futuro ambicioso e com igualdade de oportunidades”.

O líder distrital dos jovens socialistas em jeito de conclusão diz que “Defendemos um país uno e com equivalente grau de desenvolvimento, com igualdade de oportunidades independentemente do local de nascimento das pessoas”, prosseguindo vincando que “É preciso agir. Olhemos para o interior como uma oportunidade e arranjemos soluções, caminhos e estratégias que o voltem a colocar no mapa do desenvolvimento de Portugal”.
Por Unknown | quarta-feira, 25 de maio de 2016 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Grupo Desportivo de Resende despediu-se desta temporada com um empate caseiro (1-1) frente ao Ferreira de Aves, o que possibilitou a manutenção no terceiro lugar, que como já havíamos dito, estava perfeitamente ao alcance deste grupo. Endereçamos os parabéns ao Grupo Desportivo de Resende pela boa classificação alcançada, mas voltamos a relembrar que o terceiro lugar não dá qualquer tipo de recompensa material ao clube como seja a subida ou a ida à Taça de Portugal pelo que defendemos que é preciso ambicionar mais devido às condições hoje proporcionadas a este clube. Ainda nesta Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu assinalamos a subida do Moimenta da Beira e a ida do Sátão à Taça de Portugal bem como as descidas de Alvite, Molelos e Viseu e Benfica que foram incapazes ao longo da temporada de contrariar esta tendência.

O São Martinho de Mouros não conseguiu vingar na final-four da Taça de Futsal da A.F. Viseu e acabou  no último sábado depois da derrota por 2-8 com a C.B. Moimenta da Beira que no dia seguinte tornou-se campeã da competição ao vencer o Pedreles por 8-6.

A Associação Desportiva de Baião voltou às vitórias em casa na Divisão de Elite Pró-Nacional do distrito do Porto com a vitória sobre o Padroense por 2-0. A duas jornadas do final da competição, o Baião mantém-se cinco pontos acima da linha de água e permanece na 16ª posição.

No distrito de Vila Real, o Régua terminou o campeonato com uma vitória por 3-0 no dérbi com o Mesão Frio, o que fez com que terminassem na 3º e 13º posição, respetivamente. O Santa Marta de Penaguião já havia terminado a época pois folgou na jornada que fechou o Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real e a sua classificação não sofreu alteração: ficou no 8º posto com 40 pontos.

Depois da conquista do Campeonato Nacional da I Liga, o Benfica voltou a vencer mais um troféu desta feita a Taça da Liga (pela sétima vez) com uma vitória expressiva sobre o Marítimo por 6-2 no Estádio Cidade de Coimbra, na última sexta-feira.

No último domingo, foi a vez do Braga vencer o F.C. Porto por (4-2 g.p.) na final da Taça de Portugal e voltar a conquistar o troféu exatamente cinquenta anos depois. O S.C. Braga esteve a vencer os dragões por 2-0 com golos de Rui Fonte (12’) e Josué (58’), ambos resultantes de erros da defesa portista, mas o Porto viria a conseguir o empate com um bis do jovem André Silva (61’;90’). O jogo seguiu para prolongamento e depois para penalties que ditaram a vitória dos arsenalistas por 4-2 e o acentuar da crise de títulos para o F.C. Porto que soma a terceira época sem qualquer título conquistado.

Ao que tudo indica, José Mourinho irá assinar contrato pelo Machester United nos próximos dias e diz a imprensa que para assim ser terá recusado convites do Real Madrid, Inter, Roma, Everton e Arsenal. A confirmar-se é o regresso do português à Premier League de onde saiu em dezembro, depois de rescindir contrato com o Chelsea. O “Special One” como ficou conhecido, deverá assinar por três épocas e irá ganhar qualquer coisa como 15 milhões de euros por época e terá 350 milhões para investir no plantel, número não menos impressionante.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No primeiro dia do Festival da Cereja, dia 28 de maio, Resende recebe a visita do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A visita terá início no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h30, onde o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e o respetivo executivo camarário recebem o Ministro da Agricultura, acompanhando-o, posteriormente, numa visita pela Feira.

O Presidente da Câmara Municipal convida o Ministro da Agricultura com o propósito de dar a conhecer o fruto que mais contribui para a dinamização da economia local, bem como para a afirmação e promoção do concelho a nível nacional. Esta visita também permitirá sensibilizar o Ministro para as dificuldades agrícolas enfrentadas pelos produtores do concelho.

O certame contará com cerca de uma centena de produtores que, durante todo o fim de semana, comercializarão o delicioso fruto a preço especial. Produtos de artesanato ligados à cereja e Cavacas de Resende também não faltarão nesta 15ª Edição do Festival.

O festival da Cereja, que comemora os 15 anos de existência, realiza-se nos dias 28 e 29 de maio com programa de animação diversificado, desde atuações de grupos e ranchos tradicionais do concelho a animações de rua. O programa tem especial destaque no tradicional cortejo temático de carros alegóricos que irá percorrer as ruas do centro da vila de Resende, no domingo, da parte da tarde, e que conta com a participação de cerca de 600 crianças, sob o tema “As Verdades da Cereja”.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, anunciou esta terça-feira, dia 24 de maio de 2016, que serão reativados 19 dos 20 tribunais que foram encerrados na última reforma do mapa judiciário.

Um dos tibunais reativados é do concelho de Resende. Os tribunais reactivados não terão juiz residente e apenas contarão com um funcionário judicial em permanência.

A reabertura está prevista para janeiro de 2017.

Fontes:
Jornal Público
Por Unknown | quinta-feira, 19 de maio de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No dia 13 de maio, seis escolas da Região Interior, Externato D. Afonso Henriques de Resende, Escola Evaristo Nogueira de S. Romão, Colégio da Via Sacra de Viseu, Escola Regional do Outeiro de S. Miguel da Guarda, Colégio da Imaculada Conceição de Viseu e o Instituto Jean Piaget de Viseu, reuniram-se num momento de partilha para "lançarem" os balões da liberdade em ‪Viseu, pela Defesa da Escola.

Cada balão com uma mensagem de alunos, pais e encarregados de educação, docentes e não docentes.

"Foi um momento feliz onde se ouviram muitos risos de criança."

Nota: por razões ecológicas não foi efetuado um verdadeiro lançamento de balões.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Município de Resende, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, volta a acolher o fim de semana gastronómico, entre os dias 20 e 22 de maio de 2016, dedicado ao anho assado com arroz no forno e cavacas de Resende.

Mais de uma dezena de restaurantes aderem a esta iniciativa com o intuito de promover o melhor da gastronomia resendense, prometendo fazer a delícia de todos os visitantes, que terão, ainda, direito à oferta de um copo de vinho de boas vindas à região (desde o jantar de sexta-feira até ao almoço de domingo).

Os restaurantes onde poderá saborear estas iguarias confecionadas, ainda, à moda antiga, em forno a lenha são: A Barraca (Porto de Rei – S. João de Fontoura); Bengalas (Rua Dr. Correia Pinto – Resende); Caldas (Caldas de Aregos); Delícia do Douro (Parque Urbano, Resende); Douro à Vista (Lugar de Quintela – Cimo de Resende); Douro Park Hotel (Caldas de Aregos); Gentleman (Rua Egas Moniz – Resende); O Desgraçadinho (Rua Humberto Coelho – Resende); O Emigrante (Av. Dr. Francisco Sá Carneiro); O Pitas (Rua Prof. Edgar Cardoso – Resende); Paga Tu (Largo do Município) e a Tasquinha do Zé (Rua Prof. Edgar Cardoso).

Os visitantes poderão, ainda, aproveitar o desconto de 15% (nas noites de sexta e sábado) praticado nas seguintes unidades hoteleiras do concelho: Douro Park Hotel (Caldas de Aregos); Hotel Comércio (Caldas de Aregos); Vald’ Aregos - Turismo Rural (S. Romão de Aregos); Quinta de Casal Mato (Cimo de Resende); Quinta do Outeiro (Anreade) e na Quinta da Porta Caseira (Mirão – Resende).

Quem se deslocar a Resende neste fim de semana terá, ainda, oportunidade de visitar o Museu Municipal, gratuitamente, onde poderá conhecer a cultura e os usos e costumes das nossas gentes. O Museu abrirá ao público no dia 20 de maio, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, no dia 21 de maio, das 10h00 às 12h00 e das 14H00 às 17h00 e no dia 22 de maio, das 10h00 às 13h00.

De referir que no domingo, dia 22 de maio, realiza-se, na freguesia de Cárquere, o 4.º Domingo de maio – uma grandiosa romaria religiosa a Santa Maria de Cárquere. Esta romaria, que decorre durante todo o dia, tem origem na Idade Média, onde a povoação de todas as freguesias vizinhas visitam o santuário em procissões com as suas cruzes e os seus estandartes. Os rituais desta romaria continuam a ser praticados ao longo dos séculos, constituindo um marco de religiosidade na diocese de Lamego e na região.

Aproveitando os descontos praticados em algumas unidades hoteleiras, esta pode bem ser a ocasião perfeita para juntar os prazeres da mesa a passeios por esta região, fazer uma visita às exposições do Museu Municipal, participar na romaria religiosa do “4º Domingo de Maio”, na freguesia de Cárquere, ou simplesmente relaxar junto às paisagens magníficas do nosso rio Douro.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A vila de Resende prepara-se para acolher a 15.ª edição do Festival da Cereja, o principal evento do país centrado neste precioso fruto, nos dias 28 e 29 de maio de 2016.

Durante dois dias, mais de uma centena de produtores locais irão disponibilizar este fruto a preços especiais. Mas, quem se deslocar a Resende neste fim de semana, poderá, ainda, apreciar e adquirir produtos de artesanato ligados à cereja, assistir à atuação dos grupos e ranchos tradicionais do concelho e, no domingo, a partir das 15h00, observar o cortejo temático que irá percorrer as ruas do centro da vila de Resende, que conta com a participação de cerca de 600 crianças, num desfile de carros alegóricos, sob o tema “As Verdades da Cereja”.

Com o objetivo de facilitar a deslocação até à Festa, o Município de Resende, como já é habitual, estabeleceu uma parceria com a CP, que oferece 30% de desconto no bilhete de comboio até à estação da Ermida. A Transdev Douro assegura o transporte dos passageiros da estação até ao centro da vila, onde decorre a festa. O mesmo transporte é assegurado no sentido inverso.

Novidade este ano é o concurso “Melhor Doce/Bolo de Cereja de Resende”, que pretende incentivar a criação de um doce/bolo que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, de forma a valorizar a cereja e promover o empreendedorismo na transformação do produto. Serão atribuídos incentivos aos três melhores classificados, sendo que o júri irá avaliar a apresentação, sabor e textura, receita original e a cereja como ingrediente principal.

Ainda mal se ouve falar das cerejas em toda a Europa, já em Resende se pintam de vermelho os primeiros frutos que enchem os pomares de cerejeira instalados nas encostas do rio Douro, num concelho que produz, em média 3.500 toneladas de cereja, representando ¼ do total da produção nacional.

Em 15 anos de existência, o Festival da Cereja já se transformou numa tradição para a população local, bem como para os seus visitantes que chegam dos quatro cantos do país e enchem as ruas da vila de Resende, contribuindo para a dinamização da economia local, bem como para a afirmação do certame como o evento mais importante do país na promoção deste fruto.

Nos dias 28 e 29 de maio todos os caminhos vão dar ao Festival da Cereja de Resende! Nós esperamos por si.
Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Benfica tornou-se no último domingo Campeão da I Liga pela 35ª vez na sua história ao derrotar o Nacional por 4-1 em pleno Estádio da Luz com Gaitan (23’;65’), Jonas (39’) e Pizzi (84’) a serem os autores dos golos para as águias e Salvador Agra (91’) a fazer o golo de honra para os insulares, enquanto que o Sporting venceu o Braga na Pedreira por 4-0 com golos de Gutiérrez (20’), Slimani (32’) e Ruiz (71’;80’), mas mesmo assim ficou no 2º lugar a dois pontos do rival, ficando o Benfica com 88 pontos e o Sporting com 86 pontos no fim de contas. O F.C. Porto já havia fechado o campeonato no dia anterior ao vencer o Boavista por 4-0 no Estádio do Dragão, num jogo a horas pouco vulgares (11h45m). Danilo (11’), Layún (56’), Brahimi (85’) e André Silva foram os homens dos golos da vitória que fez os dragões atingirem os 73 pontos, ficando no 3º lugar da tabela.

O Feirense juntou-se ao Chaves, depois do empate a uma bola (1-1) entre ambos a fechar o campeonato da Segunda Liga, na subida ao principal escalão do futebol português.

O C.D. Cinfães despediu-se desta época com uma derrota por 1-0 no campo do Amarante e apesar de igual pontuação com a equipa do Sousense caiu para o 3º lugar por força do confronto direto e terminou a Fase de Manutenção do Campeonato de Portugal Prio com 33 pontos, o que permitiu a permanência no Campeonato Nacional, já há algum tempo assegurada.

Em Vila Real, a equipa do Régua regressou aos triunfos ao derrotar o Fontelas por 4-1 e continua no 3º lugar da Divisão de Honra da A.F. Vila Real com 53 pontos. O Santa Marta foi derrotado em casa pelo Atei num jogo que terminou com o resultado de 1-2 mas mantém o 8º lugar com 40 pontos. Na viagem a Vidago, o Mesão Frio não teve sorte melhor e acabou também derrotado por 1-0 e está na 13ª posição com 24 pontos amealhados. No próximo fim de semana joga-se a última jornada num campeonato em que o que havia a decidir já está decidido pois o Montalegre há muito que é campeão e não haverá descidas visto ser uma divisão única.

No último domingo, o Baião conseguiu um empate (1-1) importante no terreno do Paredes no que diz respeito à manutenção na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto e a três jornadas do fim está no 16º lugar com 34 valiosos pontos.

Também correu bem a vida ao Resende na penúltima jornada do campeonato jogada no último fim de semana ao conseguir vencer no terreno do Paivense por 0-1 e ascendendo ao 3º lugar da tabela lucrando com a derrota do Silgueiros por 3-0 em Tarouca. Os cinquenta e um pontos conquistados pelos resendenses já não permitem alcançar o segundo lugar que é do Sátão (56 pontos) mas o 3º lugar está perfeitamente ao alcance desta equipa que na próxima e última jornada recebe o Ferreira de Aves. Se assim for, o Resende iguala à classificação da época passada mas fica novamente a saber a pouco, embora menos que no ano passado pois este ano a distância para o 1º classificado é imensa. A acontecer não deixa de ser um bom resultado mas já é tempo de a ambição ser maior na terra das cerejas, que por falar nelas, ainda nem maduras estão mas terão que ficar pois no fim do mês a Vila de Resende acolhe mais um Festival da Cereja.

Tal como em Portugal, o campeonato para os vizinhos espanhóis também foi até à última com o Barcelona, apesar dos desaires na reta final do campeonato, a tornar-se campeão na última jornada com a vitória por 0-3 no campo do Granada e com mais um ponto do que o Real Madrid, a quem a vitória por 0-2 com no terreno do Deportivo com golos de C. Ronaldo não chegou para festejar o título.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | terça-feira, 10 de maio de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Depois da derrota em Carregal do Sal na semana passada, o Grupo Desportivo de Resende voltou a não conseguir vencer desta feita no Estádio Municipal de Fornelos na receção ao Alvite, o penúltimo classificado da divisão que luta para não descer, ao empatar a duas bolas (2-2), depois de ter estado a perder por 1-2, num jogo em que o Grupo Desportivo de Resende teve oportunidades suficientes que justificavam a vitória mas não conseguiu concretiza-las. Apesar do empate, a equipa da Capital da Cereja mantém o 4º lugar e iguala na pontuação o Silgueiros, 3º classificado com 48 pontos mas também permitiu a aproximação do 5º classificado, o Penalva do Castelo que agora tem 46 pontos quando faltam disputar seis pontos.

Deixamos ainda uma nota negativa relativamente ao comportamento de vários agentes desportivos no final do jogo que se envolveram em confrontos com os homólogos adversários, algo que não prestigia o futebol nem é a favor do fair-play que o deve regular embora saibamos que as instituições, entenda-se Grupo Desportivo de Resende e Alvite, estão acima de qualquer comportamento que os agentes desportivos que as representam no momento possam ter e por isso merecem ser respeitadas e apoiadas. Ainda percebemos menos, por vezes, determinadas ações de determinados agentes desportivos em relação ao futebol no distrito de Viseu quando são eles mesmo que apoiam a forma como o futebol é gerido como pode ser consultado aqui http://dsport.pt/8706-2/ .

No futsal, o São Martinho de Mouros fechou no último fim de semana a sua participação na Divisão de Honra da A.F. Viseu ao vencer o Bela Vista por 6-7, terminando o campeonato na 3º posição com 48 pontos conquistados. No entanto, a época ainda não acabou, pois, a equipa da Vila de São Martinho de Mouros vai ainda disputar a final four da Taça frente à C.B. de Moimenta da Beira já no próximo dia 21 de maio, às 15h. Logo a seguir, às 17h, Pedreles e Unidos da Estação discutem a outra vaga na final da competição. Recorde-se que o São Martinho de Mouros já venceu a Taça de Futsal da A.F. Viseu no ano de 2014. Os nossos parabéns ao clube pela boa época conseguida.

O Baião continua a mostrar que quer continuar na maior divisão da Associação de Futebol do Porto, onde todos os pontos conseguidos são importantes, e neste último domingo empatou a zero (0-0) com o Lixa que é 7º classificado. Assim sendo, o Baião está agora a quatro pontos da linha de água com 33 pontos amealhados, no 17º lugar.

Depois da folga, o Régua não foi feliz no regresso à competição e perdeu no terreno do Vila Pouca por 2-1, caindo para a 4º posição do campeonato. O Santa Marta de Penaguião empatou a zero (0-0) em casa do Valpaços e está na 8ª posição com 40 pontos. A equipa do Mesão Frio permanece na 13º posição com 24 pontos pois voltou a perder e foi goleado na casa do primeiro classificado, o Montalegre, por 7-2.

No Campeonato de Portugal Prio, depois de assegurada a manutenção na semana passada, o Cinfães perdeu por 0-1 em casa com um adversário direto na luta pelo segundo lugar, o Sousense. Apesar da derrota, a equipa da terra de Serpa Pinto mantém o segundo lugar da tabela classificativa com 33 pontos a uma jornada do fim.

O F.C. Porto B tornou-se campeão da Segunda Liga nesta jornada ainda antes de entrar em campo beneficiando do empate entre Portimonense e Chaves, este último que garantiu a subida à Primeira Liga 17 anos depois da última presença. Os nossos parabéns a ambos.

No sábado passado, O F.C. Porto regressou às vitórias na Primeira Liga de futebol ao vencer o Rio Ave em Vila do Conde por 1-3, num jogo com golos de Hélder Postiga (5’) para o Rio Ave, Layún (20’), Sérgio Oliveira (57’) e Varela (87’) para o Porto que soma agora 70 pontos, no 3º lugar da tabela.

No mesmo dia, o Sporting goleou o Sétubal por 5-0 com golos de Gelson Martins (25’;55’), Teo Gutiérrez (37’) e Bryan Ruiz (71’;92’) e colocou pressão no Benfica que só jogava no dia a seguir mas que passou com distinção no teste frente ao Marítimo que venceu por 2-0 com Mitroglou (48’) e Talisca (83’) a fazerem o gosto ao pé, num jogo em que os encarnados estiveram a jogar com menos um jogador após a expulsão de Renato Sanches aos 37 minutos de jogo por acumulação de amarelos. O mesmo Renato que vai jogar no Bayern de Munique, uma transferência que ronda os 35 milhões de euros mas onde o Benfica pode ganhar mais 45 milhões dependendo dos objetivos, ainda não conhecidos, que Sanches, de 18 anos, atinga no novo clube.

Quanto ao campeonato, o Benfica tem tudo para se sagrar campeão no próximo domingo ás 17h num Estádio da Luz completamente lotado frente ao Nacional, à mesma hora em que o Sporting joga em Braga. Um campeonato até à última não só para decidir o campeão mas também as descidas e os lugares na europa. A descida da Académica que a todos nos entristece é já um dado certo, a ver vamos quem acompanha: se Tondela, União da Madeira ou Sétubal. Nos acessos à Liga Europa, o Braga já o garantiu há muito, o Arouca conseguiu-o este fim de semana graças à derrota do Paços de Ferreira com o Tondela. Falta saber quem irá acompanhar Braga e Arouca na Liga Europa: o Paços está na frente mas ainda é possível para o Estoril e o Rio Ave chegarem ao 6º lugar.

Em Espanha, o Atlético de Madrid ficou afastado da luta pelo título ao perder por 2-1 em casa do último classificado e condenado à descida, o Levante. No próximo fim-de-semana Barcelona e Real Madrid discutem o título, com os catalães em vantagem mas obrigados a ganhar para garantir a vitória no campeonato. Os merengues também tem que ganhar para serem campeões e esperar uma escorregadela do Barcelona em Granada.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | quinta-feira, 5 de maio de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A recente publicação do despacho normativo 1-H/2016 de 14 de abril vem alterar as legítimas expectativas que os Contratos de Associação assinados no ano passado tinham criado, ou seja, o número de turmas validadas manter-se-iam durante três anos. Essa foi a interpretação veiculada e assumida aquando da assinatura dos Contratos após concurso a que foram sujeitas as escolas, em nome da estabilidade das Escolas, do seu corpo docente, não docente, alunos e encarregados de educação.

O novo Ministério da Educação vem agora, por despacho, decidir de forma unilateral uma interpretação diferente dos referidos Contratos, reduzindo-os apenas às turmas de continuidade e restringindo o apoio financeiro a novas turmas de iniciação apenas à área geográfica de implantação da Escola (entendendo como área de implantação a freguesia de localização da escola). Mais ainda, impedindo a abertura de novas turmas em Escolas onde a oferta estatal possa suprir.

Este é um claro retrocesso à liberdade educativa, consagrada na Constituição da Re-pública e na Lei de Bases do Sistema Educativo. Um atentado à liberdade de escolha do projeto educativo pelas famílias, à continuidade de projetos educativos que já deram provas de sucesso, à manutenção de Instituições que ao longo de décadas foram polos de empre-go e de desenvolvimento das suas áreas geográficas e colocaram no mercado de trabalho milhares de jovens profissionais bem formados.
Esta é uma decisão meramente ideológica e radical. Estatizar o ensino significa con-trolar a educação das nossas crianças e jovens de forma unilateral, impedindo a capacida-de de decisão e escolha livre que os pais têm direito para os seus filhos. A diversidade de projetos educativos enriquece as comunidades e permite uma salutar concorrência que ge-ra melhoria. Não se trata de uma questão económica, como se pretende veicular. Está mais que provado que o ensino particular e cooperativo é significativamente mais barato.

Em Resende, nós começamos primeiro… é mais de meio século ao serviço da educa-ção e as evidências falam por si. Privar a continuidade deste projeto em nome duma falsa economia é continuar a destruir mais uma instituição desta terra que tem sido espoliada de tudo. Somos humildes e vivemos num interior profundo que os “poderosos” não conhecem nem valorizam, mas não podemos silenciar a injustiça e a imoralidade. Também somos ci-dadãos e não podemos ser pisados, porque temos dignidade.

É tempo de dizer basta! Na próxima sexta-feira (dia 6) o Externato D. Afonso Henriques vai associar-se ao movimento “Abraça a tua Escola”. Para tal, às 10 horas, no pátio da escola, alunos, professores e funcionários irão usar uma t’shirt branca ou amarela e dar um abraço simbólico demonstrando a sua luta pela continuidade do nosso Projeto Educativo.

Queremos que toda a comunidade escolar dê voz ao seu descontentamento e mani-feste a sua indignação perante a injustiça de que estamos a ser vítimas, na esperança de que esta situação seja revertida e reposta a liberdade de escolha consagrada na Constitui-ção.

O Diretor Pedagógico,
José Augusto de Almeida Marques
Por Unknown | quarta-feira, 4 de maio de 2016 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Disputou-se no último Domingo a 27ª Jornada da Divisão de Honra da A.F. Viseu com destaque para a derrota por 1-0 do Grupo Desportivo de Resende no campo do Carregal do Sal que assim caiu para o quarto lugar da tabela deixando-se ultrapassar pelo Silgueiros que venceu tranquilamente o Sampedrense por 2-0 e tem agora mais um ponto que os homens de Resende. O Resende mantém os 47 pontos na tabela e fica assim mais longe do segundo lugar que podia ter alcançado em caso de vitória nesta jornada uma vez que o Satão empatou a três bolas (3-3) em casa frente ao Paivense e tem agora 50 pontos. No próximo fim de semana o G.D. Resende recebe o Alvite, equipa que ocupa o penúltimo lugar da tabela mas que luta ainda pela manutenção e para a qual qualquer ponto conquistado fora é excelente e por isso não será um jogo fácil e é bom que a equipa da casa não o entenda assim.

Na jornada trinta e três da Divisão de Elite – Pró Nacional da A.F. Porto derrota por 1-0 para a equipa do Baião na visita ao Vila Meã. Ainda faltam cinco jornadas para o fim do campeonato e apesar da derrota, o Baião mantem-se acima da linha de água, continua com 32 pontos e ocupa a 17ª posição. Na próxima jornada recebe o Lixa em casa e é uma boa oportunidade para mostrar que quer permanecer na maior divisão do distrito do Porto.

Na Associação de Futebol de Vila Real o último Domingo foi de folga para todas as equipas e por isso a 28ª Jornada joga-se apenas no próximo fim de semana com o Mesão Frio a receber o Montalegre, o Régua a visitar o terreno do Vila Pouca e o Santa Marta a ir até Valpaços para defrontar a equipa local.

O C.D. Cinfães assegurou no último Domingo a manutenção no Campeonato de Portugal Prio ao vencer no Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto a equipa do Sobrado por 2-0 e soma agora 33 pontos e está no segundo lugar da tabela quando faltam apenas disputar duas jornadas até ao fim do campeonato. No próximo Domingo, dia 8 de Maio, volta a jogar em casa e desta feita recebe o Sousense e tem uma ótima oportunidade para garantir o segundo lugar da classificação, pois a equipa visitante ocupa o 3º lugar com 29 pontos. Os nossos parabéns ao Clube Desportivo de Cinfães pela manutenção nos campeonatos nacionais.

O Benfica jogou na sexta-feira e venceu por 1-0 o Vitória de Guimarães com um golo de Jardel (47’) e assistiu no sofá ao clássico entre F.C. Porto x Sporting, onde a vitória pertenceu aos visitantes derrotando os dragões por 1-3. Os golos foram apontados Slimani (23’ e 44’) e Bruno César (85’) para o lado dos leões e por Herrera (35’) para o Porto. Faltam duas verdadeiras finais para Benfica e Sporting, mas os encarnados levam vantagem e somam 82 pontos contra os 80 pontos conquistados do Sporting. A ver vamos quem leva a melhor: se águias ou leões. O Porto permanece com 67 pontos no terceiro lugar da tabela, já garantido aconteça o que acontecer até ao final.

Na rúbrica internacional desta semana, ficamo-nos por dar os parabéns ao Leicester que fez história ao tornar-se pela primeira vez Campeão de Inglaterra e até foi no sofá, beneficiando do empate entre Chelsea e Tottenham a duas bolas (2-2). Assim sendo, o Leicester que também empatou este fim de semana em casa do Manchester United (1-1) soma 77 pontos e o Tottenham que estava obrigado a vencer, com este empate ficou com apenas 70 pontos, dando a vitória na Premier League ao Leicester quando faltam dois jogos para o fim.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 6 de maio, a Escola Secundária de Resende recebe uma Feira de Mercado Antigo organizada pelas escolas que compõem o Agrupamento de Escolas de Resende.