Deixamos ainda uma nota negativa relativamente ao comportamento de vários agentes desportivos no final do jogo que se envolveram em confrontos com os homólogos adversários, algo que não prestigia o futebol nem é a favor do fair-play que o deve regular embora saibamos que as instituições, entenda-se Grupo Desportivo de Resende e Alvite, estão acima de qualquer comportamento que os agentes desportivos que as representam no momento possam ter e por isso merecem ser respeitadas e apoiadas. Ainda percebemos menos, por vezes, determinadas ações de determinados agentes desportivos em relação ao futebol no distrito de Viseu quando são eles mesmo que apoiam a forma como o futebol é gerido como pode ser consultado aqui http://dsport.pt/8706-2/ .
No futsal, o São Martinho de Mouros fechou no último fim de semana a sua participação na Divisão de Honra da A.F. Viseu ao vencer o Bela Vista por 6-7, terminando o campeonato na 3º posição com 48 pontos conquistados. No entanto, a época ainda não acabou, pois, a equipa da Vila de São Martinho de Mouros vai ainda disputar a final four da Taça frente à C.B. de Moimenta da Beira já no próximo dia 21 de maio, às 15h. Logo a seguir, às 17h, Pedreles e Unidos da Estação discutem a outra vaga na final da competição. Recorde-se que o São Martinho de Mouros já venceu a Taça de Futsal da A.F. Viseu no ano de 2014. Os nossos parabéns ao clube pela boa época conseguida.
O Baião continua a mostrar que quer continuar na maior divisão da Associação de Futebol do Porto, onde todos os pontos conseguidos são importantes, e neste último domingo empatou a zero (0-0) com o Lixa que é 7º classificado. Assim sendo, o Baião está agora a quatro pontos da linha de água com 33 pontos amealhados, no 17º lugar.
Depois da folga, o Régua não foi feliz no regresso à competição e perdeu no terreno do Vila Pouca por 2-1, caindo para a 4º posição do campeonato. O Santa Marta de Penaguião empatou a zero (0-0) em casa do Valpaços e está na 8ª posição com 40 pontos. A equipa do Mesão Frio permanece na 13º posição com 24 pontos pois voltou a perder e foi goleado na casa do primeiro classificado, o Montalegre, por 7-2.
No Campeonato de Portugal Prio, depois de assegurada a manutenção na semana passada, o Cinfães perdeu por 0-1 em casa com um adversário direto na luta pelo segundo lugar, o Sousense. Apesar da derrota, a equipa da terra de Serpa Pinto mantém o segundo lugar da tabela classificativa com 33 pontos a uma jornada do fim.
O F.C. Porto B tornou-se campeão da Segunda Liga nesta jornada ainda antes de entrar em campo beneficiando do empate entre Portimonense e Chaves, este último que garantiu a subida à Primeira Liga 17 anos depois da última presença. Os nossos parabéns a ambos.
No sábado passado, O F.C. Porto regressou às vitórias na Primeira Liga de futebol ao vencer o Rio Ave em Vila do Conde por 1-3, num jogo com golos de Hélder Postiga (5’) para o Rio Ave, Layún (20’), Sérgio Oliveira (57’) e Varela (87’) para o Porto que soma agora 70 pontos, no 3º lugar da tabela.
No mesmo dia, o Sporting goleou o Sétubal por 5-0 com golos de Gelson Martins (25’;55’), Teo Gutiérrez (37’) e Bryan Ruiz (71’;92’) e colocou pressão no Benfica que só jogava no dia a seguir mas que passou com distinção no teste frente ao Marítimo que venceu por 2-0 com Mitroglou (48’) e Talisca (83’) a fazerem o gosto ao pé, num jogo em que os encarnados estiveram a jogar com menos um jogador após a expulsão de Renato Sanches aos 37 minutos de jogo por acumulação de amarelos. O mesmo Renato que vai jogar no Bayern de Munique, uma transferência que ronda os 35 milhões de euros mas onde o Benfica pode ganhar mais 45 milhões dependendo dos objetivos, ainda não conhecidos, que Sanches, de 18 anos, atinga no novo clube.
Quanto ao campeonato, o Benfica tem tudo para se sagrar campeão no próximo domingo ás 17h num Estádio da Luz completamente lotado frente ao Nacional, à mesma hora em que o Sporting joga em Braga. Um campeonato até à última não só para decidir o campeão mas também as descidas e os lugares na europa. A descida da Académica que a todos nos entristece é já um dado certo, a ver vamos quem acompanha: se Tondela, União da Madeira ou Sétubal. Nos acessos à Liga Europa, o Braga já o garantiu há muito, o Arouca conseguiu-o este fim de semana graças à derrota do Paços de Ferreira com o Tondela. Falta saber quem irá acompanhar Braga e Arouca na Liga Europa: o Paços está na frente mas ainda é possível para o Estoril e o Rio Ave chegarem ao 6º lugar.
Em Espanha, o Atlético de Madrid ficou afastado da luta pelo título ao perder por 2-1 em casa do último classificado e condenado à descida, o Levante. No próximo fim-de-semana Barcelona e Real Madrid discutem o título, com os catalães em vantagem mas obrigados a ganhar para garantir a vitória no campeonato. Os merengues também tem que ganhar para serem campeões e esperar uma escorregadela do Barcelona em Granada.